Turismo rural é alternativa econômica para pequenas propriedades.
maio 16, 2023O turismo rural é alternativa econômica e projeto do Ministério do Turismo amplia em 37% a presença de turistas em roteiros turísticos do campo; saiba mais
Entre os roteiros turísticos participantes, todos passaram a receber viajantes, ampliando em 37% o número de turistas que visitam com frequência ou sempre os destinos, passando de 55% antes da participação no projeto para 75%.
Além disso, o turismo é um importante indutor do desenvolvimento sustentável em comunidades rurais do país. É o que revelou uma pesquisa realizada com empreendedores do campo que participaram de projeto do Ministério do Turismo (MTur).
A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, ampliou o alcance do projeto Experiências do Brasil Rural, que passa a ser chamado de Experiências do Brasil Original. Abrangendo também comunidades tradicionais do país, diante da capacidade do turismo de diversificar a renda e estimular o desenvolvimento econômico e sustentável na atividade rural.
“Vamos apoiar e promover o turismo de experiências em comunidades tradicionais do país, alcançando trabalhadores da agricultura familiar, em especial as mulheres, e aqueles que vivem em áreas indígenas e quilombolas. O nosso objetivo é transformar realidades por meio do turismo”, explicou a ministra do Turismo.
“Queremos oferecer oportunidade de crescimento e uma alternativa de renda a essas pessoas, gerando empregos e desenvolvimento social e econômico a partir da atividade turística”, complementou.
Turismo rural é alternativa econômica e novos roteiros estão em seleção
Atualmente, está em andamento o processo de seleção de novos roteiros, sendo dois em áreas indígenas e dois em comunidades quilombolas.
Inclusive, o novo formato do projeto busca garantir mais proteção à vida e à dignidade, principalmente, das mulheres. Isso porque a maior parte dos empreendedores e agricultores que participaram dos projetos, nas duas edições já realizadas, eram mulheres. Sendo 56% na primeira edição e 55% na segunda edição.
Em sua nova versão, ganha o apoio ainda dos ministérios dos Povos Indígenas e da Igualdade Racial, além da instituição Sociedade Alemã para Cooperação Internacional (GIZ).
Reformulado, o objetivo é preservar culturas e tradições e, ao mesmo tempo, estruturar roteiros turísticos. Com ações que vão desde a capacitação até a promoção de serviços e produtos. A ação também conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Veja outros dados do estudo
Os roteiros foram orientados e implementaram maior diversidade de experiências e serviços como opção para turistas. Ao todo, 41,6% dos roteiros apontaram maior visibilidade após a participação no projeto, bem como passaram a realizar investimento na divulgação e marketing digital.
Entre as melhorias apontadas nos locais que participaram do projeto estão a ampliação da sinalização turística. Inclusive, com apoio de mapas e ações de facilitação do deslocamento.
Além disso, 67% alegaram ter ampliado as vendas dos produtos diretamente para turistas em visita a propriedade. Sete em cada dez empreendimentos e propriedades da agricultura familiar também informaram que o conhecimento adquirido os deixaram mais preparados para atuar no turismo rural.
Os roteiros turísticos selecionados foram acompanhados pela equipe técnica do projeto em atividades de diagnóstico, capacitação e mentorias. Além de oficinas para formatação de experiências turísticas memoráveis, bem como validação e apoio à comercialização.
Nas duas edições do Projeto, participaram 14 roteiros de turismo rural, que envolveram empreendimentos em mais de 40 cidades brasileiras em nove unidades da federação.
Por: Redação