Acordo entre Embratur e LATAM visa atrair mais turistas estrangeiros
novembro 8, 2023Parceria entre Embratur e LATAM prevê ações conjuntas de promoção internacional, além de estímulo à sustentabilidade nos destinos turísticos
Presentes na WTM Londres, a Embratur e a LATAM Brasil assinaram nesta segunda-feira (6) um acordo de cooperação técnica com foco na promoção do turismo brasileiro internacionalmente.
De acordo com o texto do acordo, a meta é alcançar um “incremento do turismo internacional e da oferta de serviços aéreos no Brasil”. Para tal, a parceria deverá consistir em ações conjuntas de promoção internacional dos destinos e voos, de qualificação da experiência dos visitantes estrangeiros com uso de inovação tecnológica, além de ações de estímulo ao desenvolvimento do turismo sustentável no Brasil.
Conforme o material informa, campanhas publicitárias no exterior, realização de famtours e press trips com operadores turísticos e jornalistas de veículos estrangeiros também compõem o conjunto de atividades previstas. Além disso, há um calendário de participação de forma cooperada em feiras e eventos de promoção do turismo brasileiro no mercado internacional, bem como realização de workshops e outras atividades que possam aumentar a visibilidade e atrair turistas estrangeiros para o Brasil.
“Essa parceria é muito especial porque mostra a compreensão de que o turismo é instrumento da construção de um outro modelo de desenvolvimento, sustentável e comprometido com a agenda climática. Vamos trabalhar juntos para ampliar a malha aérea, melhorar a experiências dos estrangeiros que vem ao Brasil e tornar nossos destinos mais competitivos tendo como pilar a sustentabilidade. Nosso objetivo é tornar nosso país referência na promoção do turismo de forma ambientalmente e socialmente responsável”, ressalta Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
“O turismo é uma força econômica poderosa e precisamos desenvolver esta vocação do Brasil. Estamos aqui para colaborar com nossa conectividade, inovação e agenda de sustentabilidade, para sermos cada vez mais a porta de entrada do mundo em nosso País”, afirma Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil.
A escolha da LATAM para esse novo elo não é à toa. Atualmente, a companhia aérea é a única a conectar 90 aeroportos no exterior com o Brasil em voos próprios. Para se ter uma ideia, só este ano a empresa inaugurou as rotas Lima-Brasília, Santiago-Porto Alegre, Los Angeles~São Paulo, Joanesburgo-São Paulo, Santiago-Belo Horizonte e Santiago-Florianópolis.
Segundo informações da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), a LATAM transporta no Brasil uma média de 30 milhões de passageiros em voos domésticos e 3 milhões em voos internacionais. Outros dados da agência garantem que cerca de 70% dos viajantes em voos internacionais no Brasil são transportados pela LATAM.
Por fim, como explica nota enviada ao DIÁRIO, fazem parte do escopo da parceria outras ações que visam melhorar a experiência do turista estrangeiro. Por exemplo: capacitação e treinamento para profissionais da LATAM e dos seus parceiros comerciais que realizam atendimento ao público de estrangeiros.
Por: Redação