Estudo: rival de Toyota Hilux, projeções antecipam a inédita picape média da Hyundai.
abril 30, 2020Além da Santa Cruz, uma picape de porte bastante semelhante ao da Fiat Toro e que a princípio será destinada apenas ao mercado norte-americano, outra grande novidade da Hyundai muito esperada na categoria de veículos utilitários é a sua inédita picape média.
Ao contrário da Santa Cruz, que conta com carroceria monobloco como ocorre hoje com Toro e Renault Duster Oroch, o futuro modelo da Hyundai terá a estrutura de carroceria sobre chassi e a proposta de uma picape média tradicional, portanto concorrente de Toyota Hilux, Chevrolet S10, Ford Ranger e cia.
Detalhes sobre a picape média da Hyundai ainda são consideravelmente escassos e tudo o que sabemos sobre o modelo vêm de rumores e informações de bastidores de diversos mercados. Em 2018, como noticiamos aqui no Autoo, até mesmo a possibilidade dessa ainda inédita picape média ser produzida na Argentina foi aventada por um executivo da empresa que representa a Hyundai por lá.
O designer filipino Enoch Gonzales fez um interessante exercício de estilo em que divulga a sua leitura para ao que podemos esperar da inédita picape média da Hyundai em termos de estilo. Assim como é comum no segmento, o artista preparou derivações da picape com cabines simples e dupla, além de uma versão para trabalho. Vale a pena destacar que o Sudeste asiático é uma região amplamente consumidora de picapes, tanto que muitas fabricantes mantém fábricas e centros de pesquisa e desenvolvimento dedicados a esses veículos em países como Tailândia e a própria Filipinas.
Algumas informações extra-oficiais dão conta que a Hyundai pode apresentar sua picape média em 2022 ou 2023, portanto ainda será necessário ter um pouco de paciência para descobrirmos o modelo em sua forma definitiva. Até mesmo uma derivação SUV pode ser construída em paralelo com o projeto da picape, um rival para Toyota SW4, Chevrolet Trailblazer, entre outros.
Recentemente, uma declaração de um executivo da Hyundai deu a entender que a fabricante pode aplicar seu novo motor 3.0 de 6 cilindros em linha turbodiesel em alguns utilitários, o que torna a futura picape uma escolha natural para isso. O propulsor em questão estreou no Genesis GV80 e entrega 277 cv e pouco mais de 60 kgfm de torque, números que podem conferir à picape um notável desempenho e boa capacidade de carga. No GV80 ele atua em conjunto com uma transmissão automática de 8 marchas. Vamos seguir de perto o desenvolvimento dessa aguardada picape média da Hyundai e reportaremos todas as novidades aqui no Autoo. Acompanhe!