RAM 1500 TRX estreia com V8 de 712 cv e mais torque que um caminhão Sucesso das versões fora-de-estrada para caminhonetes motiva nova configuração para o modelo Fiat-Chrysler
agosto 18, 2020Já se passaram quatro anos desde que a RAM, divisão de comerciais da Fiat-Chrysler, apresentou a Rebel TRX concept, protótipo que mostrava a intenção da empresa em produzir uma versão com foco no fora-de-estrada e alto desempenho sobre a plataforma da caminhonete RAM 1500. Agora, o projeto se concretizou com a RAM 1500 TRX, que brigará de frente com modelos como a Ford F-150 Raptor. Nos EUA, a novidade custará a partir de US$ 69.995 (cerca de R$ 380,1 mil).
Em se tratando de um produto da Chrysler, assim como ocorre com os carros da Dodge, o destaque da nova caminhonete fica sob o capô. Lá vive um motor 6.2 V8 a gasolina sobrealimentado por compressor de ar mecânico. É variante revisada do que é encontrado nos Charger e Challenger Hellcat. Na caminhonete, ele desenvolve 712 cv de potência e 89,7 kgfm de torque.
Para acompanhar tais números, a RAM 1500 TRX será equipada por uma transmissão automática de oito velocidades e tração 4×4. Segundo a marca, a caminhonete consegue acelerar de 0 a 96 km/h (60 mi/h) em 4,5 segundos, com velocidade máxima de 190 km/h. Apesar dos números de desempenho sugerirem um esportivo, vale reforçar que ainda estamos falando de uma picape de porte maior que o de uma Toyota Hilux, por exemplo.
Para encarar as adversidades quando o asfalto acaba, a RAM 1500 TRX traz rodas de 18 polegadas calçadas por pneus de uso misto com 35 polegadas de diâmetro. Para acomodar as peças, a caminhonete recebeu para-lamas alargados. A grade com o logo RAM é exclusiva da versão e o modelo já traz faróis de LED de série nessa configuração.
Além disso, o modelo conta com filtros e caixas de ar com maior capacidade para evitar a intrusão de poeira dentro do motor. Para-choques de aço e protetores de motor sob o chassis completam o pacote. Em termos de dirigibilidade, A RAM 1500 TRX recebeu reforços estruturais no chassi, suspensão especial da Bilstein adaptativa e elevada em 51 mm, o que possibilita à picape oferecer 300 mm de vão livre em relação ao solo. Segundo a fabricante, a versão TRX tem 40% mais curso de suspensão que as versões convencionais.
Por: Thiago Moreno