Modelos topo de linha da Jeep, novos Wagoneer e Grand Wagoneer são lançados.
março 12, 2021Dupla de SUVs de grande porte da marca é apresentada nos EUA. Modelos possuem mais de 5 m de comprimento e motores V8.
Jeep Grand Wagoneer 2022 (esq.) e Wagoneer 2022 (dir.) | Imagem: Divulgação
Depois de muita antecipação, a Jeep finalmente revelou os novos Wagoneer e Grand Wagoneer, dupla de SUVs de grande porte que resgatam um dos nomes mais icônicos da empresa. Eles serão sempre equipados com motores V8 a gasolina, diferenciando-se pelo deslocamento dos propulsores. Seus preços partem de US$ 57.995 (R$ 322,8 mil) e US$ 86.995 (R$ 482,2 mil). Os modelos já estão disponíveis para reserva nos EUA e as entregas devem ocorrer no final do primeiro semestre.
O Jeep Wagoneer trará sob o capô um motor 5.7 V8 com sistema híbrido-leve, entregando 397 cv de potência e 55,9 kgfm de torque. A transmissão é automática de 8 marchas e a tração é traseira de série. A Jeep oferecerá no Wagoneer três sistemas de tração nas quatro rodas: Quadra-Trac I com tração integral simples; Quadra-Trac com caixa de redução 4×4 e diferencial traseiro de escorregamento limitado e o Quadra-Drive II, também com caixa de redução 4×4, mas acrescido de um diferencial eletrônico. O Wagoneer vem de fábrica com a central multimídia Uconnect 5, utilizando uma tela de 10,1″. Todas as versões usam um painel de instrumentos digital de 10,3″ e ainda recebe uma segunda tela de 10,3″ para os controles do ar-condicionado e outros recursos nas versões mais caras.
Já o Jeep Grand Wagoneer será equipado com motor 6.4 V8 de 477 cv e 62,9 kgfm. Neste caso, sempre usa a transmissão automática de 8 marchas e o sistema Quadra-Trac II de tração 4×4 com caixa de redução. De série, o modelo mais caro tem capacidade para 7 ocupantes, com a segunda fileira tendo 2 assentos. Opcionalmente, a configuração de 8 lugares, com as duas fileiras traseiras de 3 assentos cada, está disponível. Além em relação às telas já encontradas no Wagoneer, o Grand Wagoneer acrescenta uma segunda multimídia de 10,3″ para o passageiro. Ela oferece recursos de GPS, áudio e outras configurações do veículo, além de também ser capaz de conectar-se com smartphones.
Os níveis de acabamento são chamados de Series I, Series II e Series III. Desde a versão mais barata, o modelo pode levar 8 passageiros. Tanto o Wagoneer quanto o Grand Wagoneer medem 5,43 m de comprimento, 2,12 m de largura, 1,92 m de altura e 3,12 m de entre-eixos. Mesmo com todos os bancos em uso, os SUVs têm 775 litros de capacidade no porta-malas. Os dois modelos usam construção com chassi por longarinas e carroceria separada.
A dupla trará nas versões mais caras sistemas de auxílio à condução, como assistente de permanência em faixa, controle de cruzeiro adaptativo, monitor de ponto cego e alerta de colisão frontal. O Wagoneer mais caro e todas as versões do Grand Wagoneer trarão de série um sistema de som McIntosh. Ele oferece 19 alto-falantes, um dos quais é um subwoofer de 10 polegadas, e um amplificador de 950 watts.
Procurada pelo AUTOO na época da apresentação do Grand Wagoneer ainda na forma de conceito, a Jeep nos informou que a novidade estaria sendo estudada para o Brasil, bem como a eletrificação de toda a gama oferecida no país.
Fonte: AUTOO