Volvo batizará próximos lançamentos com nomes no lugar de números.

Volvo batizará próximos lançamentos com nomes no lugar de números.

julho 26, 2021 Off Por motoractionbrasil

Nova estratégia foi confirmada pelo chefão da empresa, Hakan Samuelsson.

Depois de décadas adotando variadas combinações de letras e números, a Volvo mudará completamente a estratégia de nomenclatura usada para batizar seus carros. Em conversa com a revista britânica Autocar, o chefão da empresa, Hakan Samuelsson, confirmou a mudança e disse que os próximos lançamentos terão nomes e não mais códigos. Dessa forma, a prioridade será adotar batismos de apelo mais emocional e fugir de termos técnicos.

“Se você olhar para os carros hoje, todos eles têm nomes muito ‘projetados’: XC, T8 e All-Wheel-Drive. Todas são especificações comuns estampadas na parte traseira das carrocerias”, criticou Samuelsson. O executivo se mostrou favorável à nova estratégia e adiantou que a estreia acontecerá no lançamento do inédito SUV topo de gama sucessor do atual XC90. O modelo será 100% elétrico e marcará uma nova era dentro da empresa.volvo-xc40 (1)Volvo S60 2019Volvo XC60 - China Europa

“Estamos falando de uma arquitetura completamente nova, uma nova geração de carros totalmente elétricos. É bom e claro assinalar que se trata de um novo começo, e por isso não teremos números e letras ou algum tipo de combinação de engenharia. Vamos dar a eles um nome como você dá um nome a uma criança recém-nascida”, explicou. “Temos uma discussão muito interessante e criativa em andamento”, disse sobre o nome do novo SUV.

Salvo raras exceções, a Volvo sempre adotou nomenclaturas numéricas ou alfanuméricas ao longo de sua história. O sistema usado hoje está em vigor desde 1995 e estabelece a letra S para sedãs, V para peruas, C para hatchbacks e cupês e XC para SUVs – sendo cada letra acompanhado do numeral referente ao tamanho do modelo. A saída desse esquema contraria diretamente a atual tendência da indústria, que considera códigos mais fáceis de padronizar globalmente.

A Volkswagen, por exemplo, adota unicamente combinações de letras e números no portfólio de elétricos ID. O mesmo vale para a Kia, que lançou recentemente o EV6.

Fonte: Autocar