Novo Kia Niro híbrido plug-in tem marcha a ré elétrica.

Novo Kia Niro híbrido plug-in tem marcha a ré elétrica.

abril 5, 2022 Off Por motoractionbrasil

Híbrido plug-in traz uma transmissão automática de dupla embreagem de seis velocidades sem marcha à ré.

Kia Niro EV (2022) na amostra do primeiro assento

A Kia lançou a segunda geração do Niro em novembro de 2021, mas tivemos que esperar até meados de janeiro para descobrir suas especificações técnicas – e apenas sobre o modelo híbrido. O SUV compacto está dpara as manchetes novamente, já que a marca sul-coreana revelou detalhes sobre o híbrido plug-in e os modelos 100% elétricos que irão se juntar ao modelo híbrido tradicional (HEV).

Sem mais delongas, o Kia Niro híbrido plug-in (PHEV) 2022 traz o mesmo motor 1.6 a do modelo HEV. Em ambos os casos, o propulsor quatro cilindros é acoplado a uma nova transmissão automática de dupla embreagem de seis velocidades, que é 2,3 kg mais leve, já que a marcha à ré foi removida. Espere, como assim? Pois é, de fato a marcha à ré engatada será feita usando a propulsão elétrica.

Kia Niro EV (2022)

Kia Niro EV (2022) na amostra do primeiro assento
Kia Niro EV (2022) na amostra do primeiro assento
Kia Niro EV (2022) na amostra do primeiro assento
Kia Niro EV (2022) na amostra do primeiro assento
Kia Niro EV (2022) na amostra do primeiro assento

Por falar nisso, o Niro PHEV recebe um motor de 62 quilowatts para substituir a configuração de 32 kW do híbrido tradicional. Consequentemente, a potência combinada sobe de 139 cv para 180 cv. Neste crossover é possível você recarregar manualmente com um carregador de 5,5-kWh de alta tensão. 

Enquanto o antigo Niro PHEV tinha uma bateria de 8,9 kWh, o novo traz uma bateria atualizada e um pouco maior de 11,1 kWh, que acaba resultando em uma autonomia elétrica de 65 quilômetros no padrão WLTP. Entretanto, a autonomia máxima é alcançada desde que SUV esteja equipado com rodas de 16 polegadas, já que a utilização de um jogo maior de rodas acabaria penalizando a eficiência.

Em relação ao Niro elétrico, ele tem 203 cv e um torque quase imediato de 26 kgfm. É um empuxo elétrico suficiente para o modelo acelerar de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos e alcançar máxima de 167 km/h. O motor é alimentado por uma bateria de polímero de íon lítio com capacidade de 64,8 kWh. Estima-se que uma carga completa durará 463 km)no ciclo WLTP. O uso de um carregador rápido DC irá recarregar a bateria de 10 a 80% em aproximadamente 43 minutos. Com o modelo de segunda geração, os proprietários vão ter vantagem da carga bidirecional, mas somente para dispositivos de até 3 kWh.

O Niro EV é mais prático que o anterior, pois ganhou um bagageiro frontal com capacidade para 20 litros. Não apenas isso, já que o porta-malas traseiro tem espaço para 475 litros, 24 litros a mais que o antigo. Se você quiser o crossover com um motor a combustão, o Niro híbrido (HEV) tem um volume de 451 litros, enquanto o híbrido plug-in PHEV é o menos prático, com apenas 348 litros. 

O primeiro Kia feito com base na plataforma K3 emprestada do Hyundai Elantra estará à venda na Europa nos próximos meses. Detalhes sobre o modelo de especificação americana devem chegar nos próximos meses. 

Fonte: Kia