Baixa adesão e falta de componentes: sucessor do Salão de SP é adiado para 2023.
maio 10, 2022Organizadora do São Paulo Motor Experience anunciou a decisão, alegando que a decisão foi motivada pela situação atual do setor.
Programado para acontecer entre os dias 6 e 14 de agosto deste ano, o São Paulo Motor Experience foi adiado para 2023. A decisão foi anunciada nesta terça-feira (10) pela RX, organizadora do evento, e Anfavea, associação nacional dos fabricantes.
Segundo a nota emitida pela organizadora, o motivo que causou o adiamento foi a atual situação do setor global do setor, que enfrenta problemas no abastecimento de componentes no mundo inteiro.
“Ao assumir a missão de ser o maior evento automotivo da América Latina e um dos maiores do mundo, o SPMXP ganhou relevância antes mesmo de sua realização. Em razão dos desafios que ainda persistem, optamos por adiá-lo. Logo retomaremos os trabalhos para lançar o evento do tamanho da força da indústria automotiva para os milhões de apaixonados”, explica o presidente da RX, Cláudio Della Nina.
O presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, deu uma declaração semelhante, e exaltou a proposta do São Paulo Motor Experience. “O novo formato do São Paulo Motor Experience é sensacional, atende as novas demandas e expectativas do público, mas as nossas associadas, há mais de um ano enfrentando paradas de fábrica e complexos desafios logísticos, julgam mais adequado adiar temporariamente este grande evento que celebra a força do setor automotivo e a paixão do nosso povo por carros”, disse.
Baixa adesão
No entanto, há um outro problema enfrentado pelos organizadores. Acontece que poucas marcas haviam confirmado a participação no evento. Apenas BYD, BMW e MINI tinham garantido que estariam em Interlagos. Em contrapartida, Chevrolet e Toyota, duas das principais montadoras do país, já haviam anunciado que não fariam parte do evento.
Embora tenha anunciado o adiamento para 2023, a RX não deu nenhuma previsão de data de quando será realizado o São Paulo Motor Experience no próximo ano.