Dafra Apache RTR 160 virá ao Brasil se ‘público quiser’; Apache 200 fica mais moderna.
junho 30, 2022Moto urbana traz itens interessantes para o segmento, como motor de 17,55 cavalos com 3 modos de potência; conheça detalhes e veja fotos.
Dafra Apache RTR 160 2022 | Imagem: TVS
O ano de 2023 pode ser um ponto de virada para a Dafra. Há uma grande expectativa para os lançamentos que vêm por aí, como a trail NH 300 e o scooter Cruisym 300, a empresa brasileira ainda pode trazer a Apache RTR 160. O modelo esteve exposto no Festival Interlagos 2022 para uma avaliação de receptividade junto aos consumidores.
De acordo com a empresa, a chegada da Apache RTR 160 ao mercado brasileiro está condicionada a uma “boa aceitação pelo público”. Com a iminente introdução da Bajaj no Brasil, com novos modelos urbanos de entrada, a Dafra poderia colocar a Apache RTR 160 como seu novo modelo de entrada no país, já que a empresa trabalha atualmente com scooters e motos de maior cilindrada, como Apache 200 e NH 190.
Com um visual arrojado, bem similar ao de sua “irmã maior”, a indiana Apache RTR 160 seria uma boa opção para quem procura uma moto urbana, mas com visual diferenciado. Se a 160 ainda está em “stand-by”, ao menos sabemos que a RTR 200 ganhará uma versão mais moderna em março de 2023. Incorporando freio ABS na dianteira, 3 modos de condução e sistema “smartconnect”, o modelo conviverá com a atual Apache 200, mais básica.
Como é a Apache RTR 160
Como acontece com os outros modelos da Dafra, existe um trabalhando junto às parceiras, sendo a TVS ou a SYM, para que os modelos sejam desenvolvidos com características específicas para o mercado brasileiro. No caso da Apache RTR 160, a origem vem da Índia onde já é vendida pela TVS. Ainda não sabemos quais serão os dados técnicos finais do modelo para o Brasil.
Se seguir o que há no mercado mercado indiano, a Apache RTR 160 possui motor monocilíndrico de 159,7 cc de cilindrada, de 4 válvulas, com 17,55 cavalos de potência a 9.250 rpm e 14,73 Nm de 7.250 rpm. O modelo conta com freio ABS na roda dianteira e 3 modos de pilotagem, algo interessante e não comum para a categoria. Seu farol é de LED com luz diurna (DRL), e o painel digital é bem moderno e conta com sistema de conectividade com smartphone.
O modelo conta com versões que parte de 120.728 rúpias a 126.925 rúpias, que equivalem de R$ 7.920 a R$ 8.326 (cotação do dia), sem contabilizar taxas e outros gastos de importação.
FICHA TÉCNICA – TVS RTR 160 |
PREÇO | Não definido para o Brasil |
MOTOR | 1 cilindro, de 159,7 cc |
ALIMENTAÇÃO | Injeção eletrônica |
COMBUSTÍVEL | Gasolina |
POTÊNCIA | 17,55 cavalos a 9.250 rpm |
TORQUE | 14,73 Nm a 7.250 rpm |
CONSUMO | Não divulgado |
VELOCIDADE MÁXIMA | 114 km/h |
CÂMBIO | 5 marchas |
COMPRIMENTO | 2.035 mm |
LARGURA | 790 mm |
ALTURA | 1.111 mm |
ENTRE-EIXOS | Não divulgado |
DISTÂNCIA DO SOLO | 180 mm |
ALTURA DO ASSENTO | Não divulgado |
PESO | 144 kg |
TANQUE | 12 litros |
FREIOS | ABS na dianteira |
FREIO DIANTEIRO | Disco |
FREIO TRASEIRO | Tambor ou disco |
PNEU DIANTEIRO | 90/90-17 49P Tubeless |
PNEU TRASEIRO | 110/80-17 57P Tubeless – Standard Tambor, 130/70 R17 M/C 62P Tubeless (Radial tyre)- Standard Disc |
SUSPENSÃO DIANTEIRA | Garfo telescópico |
SUSPENSÃO TRASEIRA | Mono Shock |
CORES | Preto, azul e vermelho |