
F1 – Horner: Newey não teve nenhuma participação nas decisões sobre pilotos da Red Bull de 2025
abril 6, 2025Chefe de equipe esclareceu a polêmica envolvendo comentários do consultor Helmut Marko sobre o designer britânico

O chefe de equipe da Red Bull na Fórmula 1, Christian Horner, esclareceu as coisas após os recentes comentários de Helmut Marko, consultor e voz forte da escuderia taurina, sobre o designer Adrian Newey e o novo segundo piloto Yuki Tsunoda.
Marko alegou que o acidente de Tsunoda com o então companheiro de equipe Pierre Gasly durante o GP da Grã-Bretanha de 2022 levou Newey a bloquear a promoção do piloto da equipe irmã para a equipe de Milton Keynes.
“Durante muito tempo, Yuki teve a imagem de não ter um desempenho consistente e cometer erros bobos aqui e ali. Foi o que aconteceu no ano passado no México, onde começou a fase decisiva para nós”, disse Marko ao Kleine Zeitung.
“Com Lawson, foi exatamente o oposto no início: ele entrou em campo e se saiu bem, independentemente da pressão. Em retrospecto, porém, não foi a decisão certa”.
“Em geral, porém, muita coisa pode ser atribuída a um único incidente. Em Silverstone, Tsunoda bateu uma vez no carro de Pierre Gasly, e partes dos carros na pista danificaram a parte inferior da carroceria do carro de Verstappen, o que lhe custou a corrida. Adrian Newey ficou furioso na época”.
“Daquele momento em diante, Yuki era uma red flag [bandeira vermelha ou sinal de perigo] para ele. Mas agora Newey se foi, e Yuki se esforçou muito”.

Adrian Newey, diretor de tecnologia da Red Bull Racing
No entanto, a esposa de Newey, Amanda, foi às redes sociais para argumentar que ele estava de licença da equipe quando decidiram não promover o piloto japonês no final de 2024. Desde então, Horner abordou a situação ao falar na transmissão da Sky Sports F1 em Suzuka.
“Adrian não estava envolvido com os pilotos, certamente para este ano”, esclareceu o chefe de equipe. “Acho que, pelos comentários que vi, Helmut estava se referindo a um incidente em 2022 em Silverstone. Adrian não teve nenhuma participação em nossa seleção de pilotos para este ano”.
Newey anunciou que estava deixando a equipe com a qual passou quase duas décadas antes do GP de Miami de 2024. Depois de algum tempo para pensar em seu futuro, ele assinou com a Aston Martin. Enquanto Newey estava de licença, a Red Bull decidiu substituir Sergio Pérez e, por fim, decidiu que o novato Liam Lawson era a melhor escolha para dirigir ao lado de Max Verstappen.
No entanto, na terceira etapa da temporada de 2025, a equipe trocou Lawson por Tsunoda na equipe taurina principal.
Por: Paula Carvalho
Fonte: Motorsport