
F1 – Shovlin: “Liderança de Russell é encorajadora para Mercedes”
abril 5, 2025Chefe de engenharia de pista disse que Russell tem agido como um líder de equipe nesta temporada, o que tem sido uma grande contribuição

Max Verstappen, tetracampeão da Fórmula 1, continua sendo alvo de rumores que o relacionam com a Mercedes, mas o início de temporada de George Russell colocou o britânico no centro das atenções e, principalmente, como um líder da escuderia das ‘flechas de prata’, como afirma Andrew Shovlin, chefe de engenharia de pista.
Após a decisão de Lewis Hamilton de ir para a Ferrari, Russell está agora assumindo mais responsabilidades na equipe. O britânico, que se tornou um piloto experiente, começou a temporada com pódios consecutivos e atualmente está em terceiro lugar no campeonato de pilotos.
Depois de terminar em segundo lugar, atrás de Norris, no primeiro treino livre do GP do Japão, Russell fez o sexto melhor tempo no TL2.
Ao comentar sobre Russell, Shovlin disse: “Ele parece muito calmo e confiante na equipe. Ele fez um ótimo trabalho nas duas primeiras corridas, o que é muito encorajador para nós”.
“Ele está muito confortável em sua posição na equipe no momento e está concentrado apenas em obter o máximo de pontos nas corridas e fazer o melhor que puder na classificação”.
“O fato de ele estar na linha de frente na China foi impressionante. Ele está nos pressionando para melhorar e também está fazendo muito trabalho para si mesmo”.
Russell, que é companheiro de equipe do novato Andrea Kimi Antonelli, deu um passo significativo em sua carreira ao assumir um papel de liderança na equipe.
O contrato do piloto britânico expira no final da temporada e seu forte início de temporada parece ter satisfeito os chefes de equipe da Mercedes.
Embora a possível mudança de Verstappen para a Mercedes continue em pauta, o desempenho de Russell será crucial para seu futuro.

George Russell, Mercedes, Toto Wolff, diretor de equipe e CEO da Mercedes-AMG, Andrea Kimi Antonelli, Mercedes
Sobre o relacionamento de Russell e Antonelli, Shovlin disse: “É claro que é diferente quando se tem um piloto experiente na equipe, George, e um novato, Kimi. Eles trabalham juntos e George compartilha sua experiência com ele. Posso dizer isso com segurança: George assumiu essa responsabilidade como o piloto experiente da equipe”.
“Nós já sabíamos que ele era rápido, mas a confiança e a compostura que ele trouxe este ano estão nos ajudando muito. Na corrida em Melbourne, George se comunicou muito bem conosco sobre o clima na pista e as condições do carro”.
“Nós inserimos essas informações na estratégia de Kimi porque muitas coisas eram novas para ele. Mas é muito bom ver como os dois estão trabalhando juntos e como George está assumindo a liderança”, conclui.
Por: Paula Carvalho
Fonte: Motorsport