Volkswagen confirma início da produção de ônibus elétricos no Brasil no segundo semestre de 2024

Volkswagen confirma início da produção de ônibus elétricos no Brasil no segundo semestre de 2024

maio 17, 2024 Off Por motoractionbrasil

Veículos têm proteção contra inundação, de olho nos efeitos do clima extremo sobre o tráfego no país.

Ônibus elétrico da Volkswagen e-Volkbus que começará a ser produzido no Brasil no segundo semestre de 2024 (Foto: Roberto Marinho/VWCO)

A Volkswagen Caminhões e Ônibus confirmou que dará início à produção de seu ônibus elétrico no Brasil ainda em 2024. O modelo chamado e-Volksbus está em desenvolvimento no centro de engenharia da VWCO, em Resende (RJ).

Segundo a montadora alemã, o desenvolvimento do veículo faz parte da experiência acumulada nos últimos cinco anos com o primeiro caminhão elétrico feito 100% no Brasil, o e-Delivery. Ambos compartilham tecnologias e componentes para se adaptar às condições de operação no país.

“Estamos dando mais um passo para a eletromobilidade no transporte urbano. Depois de acumularmos quilometragens suficientes em testes com o chassi elétrico da VWCO e também com o primeiro caminhão elétrico desenvolvido no país, daremos início à produção no segundo semestre de 2024″, afirmou Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia da VWCO. O executivo observa que esta será uma etapa importante para a adaptação do produto na linha de produção. O e-Volksbus iniciou seus primeiros testes em maio do ano passado.

Ficha técnica

O e-Volksbus desenvolvido em Resende tem capacidade de 22 toneladas e uma autonomia de até 250 km, com sistema de carregamento voltado ao período noturno para maximizar a produtividade.

Além disso, vem com sistema de frenagem regenerativa, que maximiza a autonomia da bateria e reduz o desgaste dos freios do veículo, e o sistema Eco-Drive Mode, que ajusta o consumo de energia do veículo.

De olho nos eventos climáticos extremos, os ônibus têm proteção contra inundação. Também estará equipado com sistema de ajoelhamento para maior acessibilidade dos passageiros e a suspensão pneumática integral.

O modelo utiliza uma solução de arquitetura modular para veículos elétricos, que permite produzir desde um micro-ônibus de nove metros até um superarticulado de 23 metros. Essa configuração permite dividir o veículo em três módulos principais: módulo frontal, módulo central e módulo traseiro.

R$ 16 bi em investimentos no Brasil

No início de fevereiro, a Volkswagen anunciou R$ 16 bilhões em investimentos no Brasil até 2028, para a fabricação de 16 novos modelos de veículos, incluindo híbridos, total flex e 100% elétricos. O montante representa um incremento de R$ 9 bilhões em relação ao plano de investimentos em curso, de 2022 a 2026. O anúncio ocorreu após o governo federal lançar iniciativas de apoio ao setor automotivo nacional e à descarbonização da indústria. Segundo a montadora, os projetos no Brasil estão alinhados com sua meta global de se tornar neutra em carbono até 2050.

Resende

.Fábrica de Resende

Localizada a 150 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro, a fábrica de Resende entrou para a história da indústria automobilística mundial ao introduzir um conceito moderno de gestão, inédito nas relações entre fabricante e seus principais fornecedores: o Consórcio Modular. Neste sistema de produção, fornecedores dividem com a empresa a responsabilidade pela montagem dos veículos.

As principais vantagens são aumento da produtividade e redução dos custos. As empresas parceiras são Maxion (chassi e rodas), Meritor (eixos), Suspensys (suspensões pneumáticas), Carese (pintura), Aethra (armação da cabine), Powertrain (motor) e Kroschu (acabamento da cabine).

A Volkswagen Caminhões e Ônibus cuida de toda a certificação dentro dos padrão de qualidade da marca, além do trabalho prévio de desenvolvimento e também as etapas subsequentes à produção, com atendimento de vendas, pós-vendas e serviços.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou o empréstimo de R$ 500 milhões para o projeto de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para veículos híbridos/flex e eletrificados da Volkswagen no Brasil.

Os recursos fazem parte do programa BNDES Mais Inovação, com custo financeiro em taxa referencial (TR). Segundo o banco, o financiamento está alinhado com a Nova Indústria Brasil, que prevê aportes para sistemas de mobilidade sustentáveis.

Por : Paula Carvalho

Fonte : EPBR / Volkswagem caminhões e ônibus

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