Volkswagen confirma início da produção de ônibus elétricos no Brasil no segundo semestre de 2024
maio 17, 2024Veículos têm proteção contra inundação, de olho nos efeitos do clima extremo sobre o tráfego no país.
A Volkswagen Caminhões e Ônibus confirmou que dará início à produção de seu ônibus elétrico no Brasil ainda em 2024. O modelo chamado e-Volksbus está em desenvolvimento no centro de engenharia da VWCO, em Resende (RJ).
Segundo a montadora alemã, o desenvolvimento do veículo faz parte da experiência acumulada nos últimos cinco anos com o primeiro caminhão elétrico feito 100% no Brasil, o e-Delivery. Ambos compartilham tecnologias e componentes para se adaptar às condições de operação no país.
“Estamos dando mais um passo para a eletromobilidade no transporte urbano. Depois de acumularmos quilometragens suficientes em testes com o chassi elétrico da VWCO e também com o primeiro caminhão elétrico desenvolvido no país, daremos início à produção no segundo semestre de 2024″, afirmou Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia da VWCO. O executivo observa que esta será uma etapa importante para a adaptação do produto na linha de produção. O e-Volksbus iniciou seus primeiros testes em maio do ano passado.
Ficha técnica
O e-Volksbus desenvolvido em Resende tem capacidade de 22 toneladas e uma autonomia de até 250 km, com sistema de carregamento voltado ao período noturno para maximizar a produtividade.
Além disso, vem com sistema de frenagem regenerativa, que maximiza a autonomia da bateria e reduz o desgaste dos freios do veículo, e o sistema Eco-Drive Mode, que ajusta o consumo de energia do veículo.
De olho nos eventos climáticos extremos, os ônibus têm proteção contra inundação. Também estará equipado com sistema de ajoelhamento para maior acessibilidade dos passageiros e a suspensão pneumática integral.
O modelo utiliza uma solução de arquitetura modular para veículos elétricos, que permite produzir desde um micro-ônibus de nove metros até um superarticulado de 23 metros. Essa configuração permite dividir o veículo em três módulos principais: módulo frontal, módulo central e módulo traseiro.
R$ 16 bi em investimentos no Brasil
No início de fevereiro, a Volkswagen anunciou R$ 16 bilhões em investimentos no Brasil até 2028, para a fabricação de 16 novos modelos de veículos, incluindo híbridos, total flex e 100% elétricos. O montante representa um incremento de R$ 9 bilhões em relação ao plano de investimentos em curso, de 2022 a 2026. O anúncio ocorreu após o governo federal lançar iniciativas de apoio ao setor automotivo nacional e à descarbonização da indústria. Segundo a montadora, os projetos no Brasil estão alinhados com sua meta global de se tornar neutra em carbono até 2050.
Resende
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Localizada a 150 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro, a fábrica de Resende entrou para a história da indústria automobilística mundial ao introduzir um conceito moderno de gestão, inédito nas relações entre fabricante e seus principais fornecedores: o Consórcio Modular. Neste sistema de produção, fornecedores dividem com a empresa a responsabilidade pela montagem dos veículos.
As principais vantagens são aumento da produtividade e redução dos custos. As empresas parceiras são Maxion (chassi e rodas), Meritor (eixos), Suspensys (suspensões pneumáticas), Carese (pintura), Aethra (armação da cabine), Powertrain (motor) e Kroschu (acabamento da cabine).
A Volkswagen Caminhões e Ônibus cuida de toda a certificação dentro dos padrão de qualidade da marca, além do trabalho prévio de desenvolvimento e também as etapas subsequentes à produção, com atendimento de vendas, pós-vendas e serviços.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou o empréstimo de R$ 500 milhões para o projeto de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para veículos híbridos/flex e eletrificados da Volkswagen no Brasil.
Os recursos fazem parte do programa BNDES Mais Inovação, com custo financeiro em taxa referencial (TR). Segundo o banco, o financiamento está alinhado com a Nova Indústria Brasil, que prevê aportes para sistemas de mobilidade sustentáveis.
Por : Paula Carvalho
Fonte : EPBR / Volkswagem caminhões e ônibus
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