Menu

Prefeito de São Paulo anuncia tarifa zero no transporte aos domingos

O transporte público da capital paulista vai aderir à política de tarifa zero aos domingos para testar os efeitos do modelo.

Tarifa Zero
Usuários de transporte público e motoristas de ônibus usam máscaras de proteção contra covid-19 na rua da Consolação

Ontem (12), o prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), anunciou a implementação da tarifa zero em ônibus aos domingos. A medida começa a valer já em 17 de dezembro e inclui as 1.175 linhas do município. Além disso, a gratuidade será estendida para o Natal, Ano Novo e aniversário da capital, que acontece no mês de janeiro.

Segundo o prefeito, a ideia é testar o modelo de gratuidade para entender os efeitos. Na semana anterior, a subcomissão da Câmara Municipal dedicada ao tema, aprovou a medida com opções para adoção gradual da tarifa zero.

De acordo com Nunes, a prefeitura deixará de receber R$ 283 milhões no ano, equivalente ao que é pago aos domingos. Com o nome de Domingão Tarifa Zero, ele espera que a iniciativa dê “uma condição de bem estar muito importante e forte geração de atividade econômica”.

Capacidade da frota

Atualmente, 2,2 milhões de passageiros usam o sistema de transporte público da capital aos domingos. Segundo a prefeitura, mesmo que esse número dobre para 4,4 milhões, estima-se que os 4.830 ônibus que circulam no dia deem conta do aumento.

“Essa frota (de domingo) circula com 40% da sua capacidade, portanto, temos 60% dos ônibus ociosos”. Não sendo, assim, necessário ampliar o número de ônibus para o dia de gratuidade.

Por: Redação