Grupo Volkswagen faz nova jogada para resolver os problemas de software.
outubro 5, 2023Com experiência na Rivian, engenheiro liderará uma nova equipe de projetos do Grupo.
A Volkswagen precisa realmente resolver os problemas de software. Sua empresa dedicada, a Cariad, está atrasada e isso afetou o lançamento de novos carros elétricos, especialmente da Porsche e da Audi. Para mudar o ritmo e alcançar a concorrência, a empresa está contratando um novo executivo com experiência na Tesla, Rivian e Google, que liderará um novo centro de TI.
Essa mudança deve levar a Cariad a desenvolver um software avançado que possa servir como base universal para todos os carros elétricos do grupo e permitir que a nova plataforma tecnológica atinja todo o seu potencial.
Da Rivian para a Volkswagen
Até o momento, a Cariad tem sido mais um calcanhar de Aquiles para a Volkswagen e tem causado atrasos no processo de transição energética do grupo. Iniciado pelo ex-CEO Herbert Diess, o processo enfrentou problemas maiores do que o esperado.
Oliver Blume, que assumiu o comando depois de Diess, enfrenta os mesmos problemas críticos. E não é pouca coisa, afinal eles atrasaram a estreia no mercado do Porsche Macan elétrico e do Audi Q6 e-tron, modelos estratégicos para o grupo.
Audi Q6 e-tron – Salão de Munique 2023
Para acelerar as coisas, Blume nomeou Peter Bosch, ex-chefe de produção da Bentley, como CEO da Cariad em maio e contratou algumas figuras altamente experientes da Tesla e da Rivian. O último a chegar é Sanjay Lal, que trabalhou no time de Elon Musk, depois foi para o Google e, em seguida, para a Rivian, onde foi vice-presidente responsável pela plataforma de software da startup norte-americana.
Movimentos para fazer as pazes
Enquanto espera pela recuperação de Cariad, a Volkswagen firmou uma série de parceiro com empresas chinesas para aproveitar suas plataformas e acelerar a comercialização de carros elétricos.
Especificamente, ela assinou uma parceria com a SAIC, que dará suporte à Audi, e uma parceria com a XPeng, na qual investiu 700 milhões de euros. Além disso, o grupo também está em discussões com a Leapmotor para relançar a marca Jetta, novamente na China, mas essa é outra história.