Pesquisa mostra o perfil do viajante de ônibus no Brasil

Pesquisa mostra o perfil do viajante de ônibus no Brasil

novembro 17, 2023 Off Por motoractionbrasil

Conforto e antecedência são mais valorizados por pessoas que compram passagens de ônibus online

Um recente pesquisa encomendada pela BlaBlaCar no Brasil à IPSOS mostra que conforto e antecedência são mais valorizados por pessoas que compram passagens de ônibus online, na comparação com quem prefere adquirir os bilhetes na rodoviária. Ônibus semileito, leito e leito cama são a preferência de 33% dos que adquirem os bilhetes em plataformas digitais, enquanto 20% dos que compram offline optam por uma dessas classes.

Os dados fazem parte de levantamento sobre o comportamento das pessoas que viajam de ônibus no País, realizada com mil pessoas, de 18 a 65 anos, de todas as regiões do país, que viajaram de ônibus entre agosto de 2022 e agosto de 2023.

“O estudo é fundamental para entendermos mais detalhadamente o comportamento e as preferências de quem viaja de ônibus no Brasil, um mercado ainda com grande margem para expansão, principalmente no que diz respeito à comercialização online de passagens. Os insights coletados serão fundamentais para potencializarmos o crescimento do nosso marketplace de vendas de passagens rodoviárias, que é um dos focos da plataforma no país este ano e para melhorarmos cada vez mais o serviço que oferecemos para os nossos usuários”, explica Tatiana Mattos, head da BlaBlaCar no Brasil.

Na Europa a BlaBlaCar tem um serviço próprio de ônibus com o nome de BlaBlaBus

Sucesso dos canais digitais

A pesquisa mostra que 60% do viajantes de ônibus usam canais digitais como única fonte de informação antes de comprar uma passagem. Os que compram passagens online priorizam mais a antecedência (apenas 5% realizam a compra no dia do embarque). Entre as pessoas que compram na rodoviária, por outro lado, 37% o fazem no dia do embarque. Tanto quem compra somente online quanto quem compra online e na rodoviária está convencido de que as plataformas digitais oferecem os melhores preços.

As viagens mais frequentes são as de curta distância (100 a 200 quilômetros), seguidas de viagens de média distância (201 a 400 quilômetros) e de longa distância (acima de 400 quilômetros). Para viagens em geral (lazer, férias, negócios), o ônibus está atrás apenas do carro próprio, sendo o segundo meio de transporte mais utilizado pelas pessoas, seguido pelas caronas.

Os participantes destacaram o ônibus como o melhor nos seguintes temas: acessível financeiramente; oferece uma ampla gama de opções de viagens; adequado para todos os tipos de viajantes; possibilita uma experiência social valiosa; e proporciona segurança durante as viagens.

Por: Redação