CAMPEONATO MUNDIAL ABB FIA DE FÓRMULA E 2024 – ETAPAS 11 & 12, XANGAI, 25 & 26 DE MAIO

CAMPEONATO MUNDIAL ABB FIA DE FÓRMULA E 2024 – ETAPAS 11 & 12, XANGAI, 25 & 26 DE MAIO

maio 24, 2024 Off Por motoractionbrasil

Traçado do autódromo de Xangai / Foto reprodução Fórmula 1

Nick Cassidy

Mitch Evans

Após o melhor final de semana de rodada dupla do ano no Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA, a Jaguar TCS Racing permanece no topo na classificação de Equipes com 237 pontos, com uma vantagem de 54 pontos. Na classificação de pilotos, Nick Cassidy é o primeiro e Mitch Evans segue em quinto lugar.

O E-Prix de Xangai de 2024, que acontece ao redor dos 3.051 km do Circuito Internacional de Xangai, marca um retorno do Campeonato Mundial de Fórmula E à China após um intervalo de quatro temporadas. O E-Prix de Xangai terá início às 04:03 (horário local) no sábado 25 e no domingo 26 de maio.

James Barclay, Diretor Administrativo, JLR Motorsport e Jaguar TCS Racing Team Principal: “O circuito do Aeroporto de Tempelhof, em Berlim, foi o pano de fundo para uma emocionante rodada dupla que viu a equipe entregar nosso fim de semana mais bem-sucedido na Fórmula E, ganhando 65 pontos no Campeonato Mundial de Equipes. Atualmente, a Jaguar TCS Racing lidera com 237 pontos. Para nossos pilotos, Nick também teve seu fim de semana de maior sucesso na Fórmula E até o momento, e Mitch liderou as duas corridas e alcançou pontos impressionantes nas duas corridas. Há muito do que nos orgulhar até agora nesta temporada, mas estamos focados no que está por vir.

“Estamos entusiasmados em voltar a correr na China, um país que é incrivelmente importante para a Jaguar e tem muitos novos fãs de automobilismo. Este ano, vamos competir no Circuito Internacional de Xangai, uma pista que sabemos que criará corridas fortes no estilo pelotão. Estamos ansiosos pelo desafio que isso traz.”

Mitch Evans, piloto da Jaguar TCS Racing, #9“Achei Berlim desafiador porque, apesar de ser um favorito nas duas corridas, só perdi pódios. Estou trabalhando em estreita colaboração com a equipe para estar mais bem preparado para as próximas rodadas em Xangai. Voltar à China será um momento especial para a equipe e há muita emoção de estar de volta. Estou ansioso para ver o que posso alcançar ao longo dos dois dias de corrida e estou me sentindo mais determinado do que nunca.” 

Classificação de EquipeJaguar TCS RacingP1 (237 points)
Classificação de pilotosMitch Evans: P5 (97 points)Nick Cassidy: P1 (140 points)
Resultado da última etapa(Berlin R9/10)P4/P6P1/P2

SOBRE A JAGUAR TCS RACING  

A Jaguar regressou às corridas em outubro de 2016, tornando-se a primeira fabricante de luxo a juntar-se à série de corridas de rua na Fórmula E.  

No ABB FIA Formula E World Championship de 2023, a Jaguar TCS Racing terminou em segundo lugar com 292 pontos – o maior número de pontos da equipe na Fórmula E.  

Mitch Evans terminou em terceiro lugar no campeonato de pilotos de 2023 com 197 pontos, o seu maior número de pontos na Fórmula E, e continua a competir pela equipe em 2024. Nick Cassidy juntou-se à equipe de pilotos para a temporada de 2024.

Na temporada de 2023, todas as equipes competiram com o carro Gen3, o primeiro carro de corrida com zero emissões líquidas do mundo. A Jaguar TCS Racing continuará a competir com o Jaguar I-TYPE 6 em 2024. 

Além do conceito totalmente elétrico, a Fórmula E é única no mundo do automobilismo por sua escolha de locais. O campeonato de 2024 terá lugar em pistas existentes e circuitos de rua temporários no centro das principais cidades do mundo, incluindo a Cidade do México, Diriyah e Mónaco, com novos locais, incluindo Tóquio e Xangai. O final da temporada será disputado num fim de semana de corrida dupla em Londres.  

Como equipe oficial do fabricante na Fórmula E, a Jaguar TCS Racing concebe o seu próprio grupo propulsor, que inclui o motor, a transmissão, o inversor e a suspensão traseira. A Jaguar, através do seu parceiro técnico de longa data na Fórmula E, Fortescue WAE, fornecerá à Envision Racing o seu grupo propulsor para a era Gen3.  

Para controlar os custos, o chassi em fibra de carbono e a bateria são componentes comuns e iguais para todas as onze equipes. Isto permite que a atenção se concentre no desenvolvimento de grupos motopropulsores eficientes e leves para veículos eléctricos, que melhorarão o desempenho e a autonomia dos futuros veículos elétricos da JLR.  

A Fórmula E continua a ser uma prioridade fundamental para a JLR e para a estratégia Reimagine da empresa. Sendo o principal campeonato mundial totalmente elétrico, a Fórmula E permite à equipe testar e desenvolver novas tecnologias de veículos elétricos num ambiente de alto desempenho. Continua a ser o palco de ensaio para a missão Race to Innovate da equipe, que verá os ensinamentos de Race to Road e Road to Race que ajudarão a moldar o futuro elétrico – um futuro pelo qual a Jaguar é apaixonada e ao qual se dedica em benefício da nossa sociedade, do cenário em mudança da mobilidade, da sustentabilidade e dos nossos clientes.  

Através da nossa missão Race to Inspire, a Jaguar TCS Racing está empenhada em inspirar a geração futura, utilizando o programa de corridas para criar um impacto positivo no nosso planeta e nas comunidades em que corremos. Desde competir no primeiro carro de corrida com emissões líquidas de carbono do mundo até apoiar e formar a próxima geração de engenheiros e profissionais de esportes motorizados. 

Por: Paula Carvalho

Fonte: Jaguar Land Rover