BEM VINDO A ZF NO BRASIL
julho 29, 2024Veículos autônomos (AGVs) chegam à operação da unidade da ZF em Limeira, SP
BRASIL
Percurso feito pelos AGVs soma um km e conecta o armazém do complexo industrial com diversos pontos das linhas de produção de freios e de direções
Os veículos autônomos otimizaram o processo de distribuição de componentes na planta da ZF, tornando-o ainda mais ágil
Com capacidade para cinco toneladas, cada um dos veículos autônomos é de funcionamento elétrico e composto por um rebocador e seis vagões
Para impulsionar a modernização e digitalização contínua de seus processos industriais, a ZF introduziu dois veículos autônomos guiados em sua unidade de Limeira, localizada no interior de São Paulo. Esses veículos, também conhecidos como AGVs (Automated Guided Vehicles), são projetados para atender as divisões de freios, direções e eletrônicos da empresa, além de reduzir as emissões.
Cada um desses AGVs é composto por um rebocador e seis vagões, com capacidade para carregar, de maneira autônoma, até cinco toneladas dos mais diversos componentes para montagem de peças automotivas, desde pastilhas de freio, até componentes metálicos e itens plásticos. A iniciativa em Limeira segue o exemplo das unidades da ZF de Engenheiro Coelho, Sumaré e Sorocaba, também no interior paulista. Todo o projeto faz parte da estratégia da ZF de alinhar seus processos com os princípios da indústria 4.0 e com as mais avançadas tecnologias de automação.
Equipados com sensores, os AGVs da ZF são capazes de operar com segurança em ambientes industriais complexos, onde há grande circulação de pessoas e de máquinas, como empilhadeiras. A concepção e implementação do projeto na unidade de Limeira foram adaptadas à infraestrutura da planta para acomodar os AGVs, com o estabelecimento de rotas fixas para a movimentação em áreas internas e externas da fábrica.
Segundo Daniela Beltrame, diretora de logística da ZF América do Sul, o percurso feito pelos AGVs em Limeira soma um quilômetro e conecta o armazém do complexo com diversos pontos das linhas de produção de freios e de direções.
Para Daniela, o road map de automação tem um cenário de várias oportunidades e por isso já está em andamento a implantação de novos veículos autônomos em outras plantas da ZF no Brasil. “Após experiência em outras unidades ZF, conseguimos aperfeiçoar ainda mais todo o processo, resultado do aprendizado já absorvido ao longo dos últimos anos em outras unidades”, avalia.
Em Limeira, os veículos saem do armazém carregados de componentes, entregam os itens para profissionais da planta (que os distribuem dentro das linhas de produção) e, então, retornam ao depósito com embalagens vazias, fazendo a logística reversa a 4km/hora. A rota é identificada por meio de frequência indutiva e os obstáculos são detectados por scanners. Os comandos de velocidade, buzina, acionamento dos semáforos e áreas de scanner de segurança são acionados através de 170 tags RFID (Identificação por Radiofrequência) instaladas ao longo do trajeto.
“Com os veículos autônomos percorrendo essa rota fixa, o processo de distribuição de componentes na planta ficou muito mais ágil. Temos profissionais dedicados a abastecer os AGVs e a receber os produtos transportados por eles, em uma sincronia de trabalho perfeita que deixa tudo mais eficiente”, explica a porta-voz. “Entre avaliar requisições de peças, transportá-las, entregá-las e retornar, o trabalho dura 15 minutos com os AGVs, contra 1h30 no sistema anterior. Enquanto há um AGV sendo carregado no armazém, sempre haverá outro AGV fazendo as entregas nas linhas de produção. O fluxo de entregas é contínuo, rápido e pode ser feito 24 horas por dia”.
Os AGVs da planta de Limeira são elétricos e, por isso, não emitem poluentes e têm baterias de lítio fáceis de carregar, o que agiliza toda a operação.
Desafios superados
Um dos principais desafios do projeto foi adaptá-lo para operação dentro dos movimentados ambientes da planta de Limeira. “Levamos em conta um ambiente com muitas variáveis imprevisíveis, como o tráfego intenso de pessoas e de máquinas de diferentes tipos e tamanhos, como empilhadeiras. Nas áreas externas, além disso, existe a movimentação de carros e caminhões. Todos esses detalhes foram cuidadosamente estudados e analisados para garantir o sucesso da operação e, acima de tudo, a segurança”, destaca.
Daniela conta que, para garantir uma operação eficiente e segura dos AGVs, a ZF instalou uma série de semáforos em locais estratégicos da unidade de Limeira, que são acionados quando os veículos autônomos se aproximam e dessa forma controlam o trânsito dos outros veículos.
“A adoção dessa tecnologia é extremamente benéfica para todos, pois aumenta a precisão e a eficiência das nossas operações logísticas, além de proporcionar maior confiabilidade, sustentabilidade e produtividade à nossa unidade industrial”, afirma.
Sobre a ZF
A ZF é uma empresa global de tecnologia. A empresa fornece produtos e sistemas altamente desenvolvidos para a mobilidade de automóveis, veículos comerciais e tecnologia industrial.
Com uma ampla linha de produtos, a ZF fornece sobretudo para montadoras, fornecedoras de mobilidade e empresas emergentes no setor de transportes e mobilidade.
A ZF eletrifica veículos de várias categorias e contribui com seus produtos para reduzir as emissões, proteger o clima e tornar a mobilidade mais segura.
Além das áreas automotivas de veículos de passeio e comerciais, a ZF atende a segmentos de mercado como máquinas de construção e agrícolas, energia eólica, navegação, tecnologia ferroviária e sistemas de teste.
Em 2023, com cerca de 168.700 colaboradores no mundo inteiro, a ZF obteve vendas de 46,6 bilhões de euros. A empresa está presente em 162 unidades de produção em 31 países.
Conheça mais sobre a ZF na América do Sul, aqui você encontra mais sobre as localizações, plantas e produções na região.
Com cerca de 165.000 colaboradores em todo o mundo, a ZF registrou vendas de 43,8 bilhões de euros no ano fiscal de 2022. Operamos 168 locais de produção em 32 países e, aqui na América do Sul, possuímos unidades no Brasil, Argentina e Colômbia.
ZF NA AMÉRICA DO SUL
Conheça mais sobre as localizações da ZF na América do Sul
Bem-vindo á ZF na América do Sul
A ZF permite que os veículos vejam, pensem e ajam. Por meio dos quatro campos de tecnologia, sendo Controle de Movimento de Veículos, Segurança Integrada, Condução Automatizada e Mobilidade Elétrica, a ZF oferece soluções completas de produtos e software para montadoras de veículos estabelecidas e provedores de serviços de transporte e mobilidade emergentes. A ZF eletrifica uma ampla variedade de veículos. Com seus produtos, a empresa contribui para reduzir as emissões, protegendo o clima e aumentando a segurança na mobilidade.
Sorocaba Planta 1
A unidade Sorocaba I é responsável pela produção de transmissões e eixos para veículos comerciais, possuindo mais de 100.000m² construídos.
Sorocaba Planta 2
A unidade II produz sistemas e componentes de chassis para veículos comerciais, além de componentes de chassis para veículos leves, a unidade de Sorocaba 2 conta com 17.000m² construídos.
Araraquara
Com 14.092m², a planta da ZF em Araraquara realiza montagem de embreagem para carros de passeio e veículos comerciais, além da remanufatura de embreagens para veículos pesados.
Engenheiro Coelho
Em Engenheiro Coelho, a ZF possui mais de 20.000m² focados em fundição para sistema de freio, estamparia e usinagem de componentes.
Limeira
A planta da ZF em Limeira possui 70 mil m² de área construída, onde são produzidos sistemas de segurança ativa e passiva, como: freios, direções, volantes, cintos de segurança, airbags e também eletrônicos para segurança.
Campo de Provas, Limeira
A ZF também conta com um Campo de Provas.
São Bernardo do Campo
A planta de São Bernardo do Campo tem mais de 40mil m² e é responsável pela produção de componentes de embreagem para veículos leves e pesados. Além disso, é lá que fica o Centro de Desenvolvimento de Tecnologia em Revestimento de Embreagens.
Sumaré
A área dedicada a sistemas eletrônicos, soluções para freios e kits de reparos para veículos comerciais fica em Sumaré, com 11.400m².
Itu e Campinas
O Centro de Distribuição em Itu é o maior da ZF na América do Sul. Com 20.000m², reúne as operações da ZF Aftermarket e suas marcas ZF, Lemförder, Sachs e TRW.
O atual Centro Logístico para veículos comerciais para o mercado de reposição fica em Campinas, contando com 1.700m².
Política de Meio Ambiente, Saúde e Segurança Global
Conheça agora a Política de Meio Ambiente, Saúde e Segurança global da ZF – Política EHS aplicada em todas as plantas
Política de Meio Ambiente, Saúde e Segurança Regional
Para as plantas de Engenheiro Coelho e Limeira, a Política de Meio Ambiente, Saúde e Segurança utilizada é local.
ZF vence Prêmio Top of Mind do Transporte 2024 na categoria “Transmissões”
ZF recebeu a premiação “Top of Mind” pelo sétimo ano consecutivo.Entrega do prêmio foi realizada na cidade de São Paulo pela TranspoData
A ZF recebeu o prêmio “Top of Mind do Transporte 2024” na categoria “Transmissões”, conquistando o título pelo sétimo ano consecutivo. A premiação foi organizada pela editora TranspoData e reconhece as marcas e os produtos mais lembrados pelos profissionais que atuam no mercado de transportes no Brasil.
Para eleger os ganhadores, a TranspoData realizou uma pesquisa com profissionais do setor, entre motoristas, empresários e executivos de transportes e logística. Na sondagem, os entrevistados citaram quais são, na sua opinião, as empresas mais lembradas em diferentes categorias, dentre elas, a de “Transmissões”.
Esta é a sétima edição do “Top of Mind do Transporte” e a ZF saiu vencedora em todas as edições do prêmio, desde a sua primeira edição.
A entrega do prêmio “Top of Mind do Transporte 2024” foi realizada na cidade de São Paulo em abril deste ano e contou com a presença das principais lideranças do setor.
Por : Paula Carvalho
Fonte : ZF Brasil