Sagarmatha next
novembro 6, 2024Sagarmatha Next se esforça para promover o turismo sustentável na região de Khumbu, no Nepal, lar
Tommy Gustavsson – O Homem Mais Forte
Co-fundador
Nascido em Estocolmo (Suécia), Tommy é um amante de montanhas, alpinista e caminhante de longa data, com experiência profissional como CEO de empresas internacionais no ramo de marketing esportivo e também na indústria de viagens por mais de 25 anos.
Desde 2015, ele mora no Namche Bazaar, na região do Alto Khumbu, atuando como Diretor de Projeto para a criação do Sagarmatha Next Center . Com mais de 30 anos de experiência no Nepal e na indústria de turismo, trekking e escalada , bem como uma extensa rede de contatos internacionais, ele também atuou como Embaixador Honorário de Relações Públicas do Nepal Tourism Board/NTB .
Nosso objetivo é mudar a percepção sobre resíduos e dar suporte aos stakeholders locais da região, trazendo soluções inovadoras e sustentáveis para a gestão de resíduos sólidos.
Por que Sagarmatha em seguida?
Sagarmatha Next é o primeiro projeto do Himalayan Museum and Sustainability Park (HSMP – uma empresa de distribuição sem fins lucrativos) localizado em Syangboche, perto de Namche Bazar, a caminho do acampamento base do Everest. Todos os lucros gerados serão reinvestidos na melhoria da gestão de resíduos na região do Khumbu.
Sendo a lar da montanha mais alta do mundo, a região do Khumbu recebe um fluxo cada vez maior de visitantes do mundo todo. Embora isso tenha trazido desenvolvimento socioeconômico à área, também colocou muita pressão na biodiversidade e no delicado ecossistema da região durante as últimas décadas.
Gestão de resíduos
Um desafio crescente
Só em 2019, o Vale do Khumbu recebeu mais de 60.000 turistas, o que, juntamente com os guias locais e a equipe de 20.000 e 7.000 sherpas indígenas e trabalhadores de outras partes do Nepal, verificou a geração de cerca de 790 kg de resíduos por dia durante as temporadas de trekking, o que totalizou mais de 200 toneladas de resíduos no ano de 2019.
Embora os esforços contínuos tenham sido feitos pelo Comitê de Controle de Poluição de Sagarmatha (SPCC) e várias partes interessadas locais para coleta e gerenciamento dos resíduos, o desafio ainda é “o que fazer com os resíduos coletados?”. Atualmente, a maior parte deles é deixada para trás em inúmeras fossas (+75) que são cavadas por todo o Vale de Khumbu e pelo Parque Nacional de Sagarmatha , onde a maior parte dos resíduos é simplesmente queimada. A falta de infraestrutura nas regiões altas e a dificuldade de transporte para fora do vale exigiram que todos nós pensássemos em maneiras criativas de gerenciar os resíduos.
NOSSO TRABALHO
O que fazemos?
Nosso objetivo é mudar a percepção em torno do “lixo” criando conscientização entre os moradores e visitantes e demonstrando que, se tratado corretamente, o lixo tem valor. Sagarmatha Próximo tem três componentes.
O Centro
Aninhado nas profundezas das montanhas, com séculos de cultura, onde o tempo para, enquanto as montanhas permanecem altas, este local único será um farol para o futuro do turismo sustentável.
Um lugar único a 3.775 m, onde você pode conhecer montanhistas, trekkers, artistas, amantes da natureza e ambientalistas do mundo todo.
No Sagarmatha Next, as opções são ilimitadas. De exibições digitais a esculturas recicladas, workshops onde você pode experimentar com resíduos até participar de conferências sobre mudanças climáticas, trazemos a você um espaço onde você pode aprender, explorar e crescer. Interaja com os moradores locais, aprenda sobre suas culturas, explore suas paisagens e torne-se parte da solução para os desafios ambientais enfrentados por esta região.
Turismo Sustentável
A região de Khumbu será o epítome do turismo sustentável em todo o mundo por meio de melhores práticas ecologicamente corretas e gerenciamento da pegada de resíduos
Os negócios locais são cruciais para a prosperidade da região. Para esse fim, estamos comprometidos em capacitá-los com as habilidades, conhecimento e recursos para enriquecer seus negócios e dar o passo em direção à promoção do turismo sustentável.
Nosso trabalho
Rumo ao Turismo Sustentável
Enfrentando os desafios ambientais
Aceitando um desafio de cada vez, nos esforçamos para implementar soluções inovadoras em relação a resíduos, água e saneamento.
Trabalhando com empresas locais
Trabalhamos com pousadas, cafés e casas de chá para ajudá-los a seguir práticas adequadas de gerenciamento de resíduos, minimizar o uso de plástico e usar energia solar.
Promover rotas alternativas de trekking
Estamos trabalhando com a comunidade local para promover as joias escondidas da região de Sagarmatha, rapidamente assim a pressão sobre as trilhas populares
Por : Paula Carvalho
Fonte : Sagarmatha Next