Jaguar atualiza XK120 de 1954 para as pistas

Jaguar atualiza XK120 de 1954 para as pistas

maio 21, 2019 Off Por motoractionbrasil

A Jaguar Classic anuncia que acaba de completar a restauração do esportivo XK120 encomendada pelo renomado modelo masculino britânico e entusiasta da marca, David Gandy. O projeto de 11 meses, que foi uma estreita colaboração entre David Gandy e os especialistas da Jaguar Classic em sua instalação da Classic Works em Warwickshire, levou 2.700 horas para ser concluído. O carro acabado foi entregue no começo do mês ao seu proprietário satisfeito, que pretende usá-lo na estrada e em competições.

Após uma breve preparação para competir em eventos clássicos de automobilismo, como o Jaguar Classic Challenge, a restauração foi inspirada no XK120 Lightweight original.

“Tendo dirigido um Jaguar XK120 na Mille Miglia em 2013 e 2014, eu sabia que queria ter um desses carros incrivelmente especiais. A equipe da Jaguar Classic fez um trabalho tão notável projetando este carro e executando tudo o que eu pedi, e foi incrível ter um envolvimento tão profundo em sua criação”, afirma David Gandy.

A equipe de compras dedicadas da Jaguar Classic rastreou um carro básico adequado de 1954 na Califórnia, EUA, e manteve o máximo possível do automóvel original.

A unidade de seis cilindros em linha foi meticulosamente reconstruída ao longo de cinco meses e meio, com o objetivo final de usar o carro para as corridas. O resultado é uma atualização de desempenho da saída original de 180bhp para 225bhp e durabilidade aprimorada para velocidades mais altas, com itens como os plugues centrais com braçadeiras de aço para que não sejam removidos durante a condução de alto desempenho. Um novo sistema de escape atualizado apresenta dois tubos em vez do tubo único usual.

Outras melhorias incluem o uso de uma caixa de câmbio de estilo mais rápido, que é mais durável sob altas tensões, e freios, com a configuração frontal agora com freios a disco, enquanto a traseira mantém os freios a tambor originais recondicionados. A suspensão possui amortecedores totalmente ajustáveis, permitindo que a equipe do Classic os prepare para eventos específicos.

O design e os toques finais foram criados em colaboração com David, que escolheu a cor e os materiais em todas as etapas da reforma. No interior, o carro é único. Em couro envelhecido, os assentos apresentam encostos com acabamento em alumínio.