Discreto no Brasil, Peugeot 208 é bicampeão de vendas na França em 2020! Hatch da Peugeot superou Renault Clio com mais de 8 mil unidades de vantagem. Toyota Yaris é melhor estrangeiro pelo 2º ano seguido.
fevereiro 2, 2021A pandemia da COVID-19 interrompeu 6 anos consecutivos de crescimento nas vendas no mercado francês. De acordo com a CCFA, entidade responsável pela divulgação dos dados oficiais, foram comercializados em 2020 1.650.082 veículos novos, 25,5% a menos do que em 2019. Este foi o pior desempenho desde 1975, segundo o Best Selling Cars Blog.
Na disputa por montadoras, todas as 20 primeiras colocadas registraram retração. A Renault, com 314.647 unidades, manteve a liderança, mas viu cair para menos de 14 mil a sua vantagem sobre a Peugeot (301.935) – no ano anterior, a diferença havia sido de quase 28 mil. 8ª, a Mercedes (52.570) foi novamente a premium preferida.
Por modelos, bicampeonato para o 208. Se em 2019 o responsável fora a geração anterior, em 2020 o novo modelo do Peugeot liderou com 92.796 unidades, cerca de 8 mil a mais do que a geração V do Renault Clio (84.031). O ano de 2020 também marcou a presença do 2008 (66.698) no pódio pela 1ª vez. Líder entre os SUVs, o Peugeot até então tinha o 5º lugar de 2015 e 2016 como suas melhores colocações.
nova geração do Renault Captur (54.597) também foi bem e garantiu a 5ª posição, logo atrás do Citroën C3 (58.547), vice em 2019. Com um crescimento de quase 100%, o Renault Zoe (37.409) assegurou uma inédita presença no top 10, em 9º lugar. 11º, o Toyota Yaris (33.455) foi bicampeão entre modelos de marcas estrangeiras.
O VW Polo (21.493), nº 1 entre 2010 e 2018, registrou a maior retração entre os 30 primeiros (-44,8%). Destaque para o Toyota Corolla (15.610), que saltou da 53ª para a 23ª posição. O Ford Puma, com 15.604 unidades, foi o único novato no top 30, que deixou de contar com a participação de modelos como os VW Golf e Tiguan, Nissan Qashqai, Renault Scénic e Citroën C4 Cactus.
POS. | MARCA | 2020 | % MERCADO 2020 | 2019 | % MERCADO 2019 | % VAR. 2020/2019 | POS. 2019 |
1º | PEUGEOT 208 II | 92.796 | 5,6% | 18.304 | 0,8% | 407,0% | 32º |
2º | RENAULT CLIO V | 84.031 | 5,1% | 51.428 | 2,3% | 63,4% | 9º |
3º | PEUGEOT 2008 II | 66.698 | 4,0% | – | – | – | – |
4º | CITROËN C3 III | 58.547 | 3,5% | 80.757 | 3,6% | -27,5% | 2º |
5º | RENAULT CAPTUR II | 54.597 | 3,3% | 6.605 | 0,3% | 726,6% | – |
6º | DACIA SANDERO | 53.354 | 3,2% | 69.343 | 3,1% | -23,1% | 5º |
7º | PEUGEOT 3008 | 45.165 | 2,7% | 72.940 | 3,3% | -38,1% | 4º |
8º | RENAULT TWINGO III | 43.116 | 2,6% | 50.724 | 2,3% | -15,0% | 10º |
9º | RENAULT ZOE | 37.409 | 2,3% | 18.817 | 0,8% | 98,8% | 30º |
10º | PEUGEOT 308 II | 36.575 | 2,2% | 56.435 | 2,5% | -35,2% | 8º |
11º | TOYOTA YARIS | 33.455 | 2,0% | 41.789 | 1,9% | -19,9% | 14º |
12º | DACIA DUSTER | 30.260 | 1,8% | 48.957 | 2,2% | -38,2% | 11º |
13º | CITROËN C3 AIRCROSS | 30.165 | 1,8% | 46.946 | 2,1% | -35,7% | 12º |
14º | RENAULT MÉGANE IV | 28.980 | 1,8% | 44.212 | 2,0% | -34,5% | 13º |
15º | CITROËN C5 AIRCROSS | 26.577 | 1,6% | 34.698 | 1,6% | -23,4% | 16º |
16º | OPEL CORSA | 22.410 | 1,4% | 27.698 | 1,3% | -19,1% | 19º |
17º | VW POLO | 21.493 | 1,3% | 38.941 | 1,8% | -44,8% | 15º |
18º | PEUGEOT 5008 II | 20.050 | 1,2% | 28.669 | 1,3% | -30,1% | 18º |
19º | RENAULT KADJAR | 19.679 | 1,2% | 28.982 | 1,3% | -32,1% | 17º |
20º | FIAT 500 | 17.450 | 1,1% | 21.955 | 1,0% | -20,5% | 23º |
21º | FORD FIESTA | 16.290 | 1,0% | 24.082 | 1,1% | -32,4% | 20º |
22º | PEUGEOT 108 | 15.833 | 1,0% | 21.588 | 1,0% | -26,7% | 25º |
23º | TOYOTA COROLLA | 15.610 | 0,9% | 10.617 | 0,5% | 47,0% | 53º |
24º | FORD PUMA | 15.604 | 0,9% | – | – | – | – |
25º | VW T-ROC | 14.898 | 0,9% | 22.325 | 1,0% | -33,3% | 22º |
26º | MERCEDES CLASSE A | 14.893 | 0,9% | 20.051 | 0,9% | -25,7% | 29º |
27º | TOYOTA C-HR | 14.406 | 0,9% | 16.986 | 0,8% | -15,2% | 33º |
28º | MINI | 14.119 | 0,9% | 16.880 | 0,8% | -16,4% | 34º |
29º | HYUNDAI KONA | 13.314 | 0,8% | 10.275 | 0,5% | 29,6% | 55º |
30º | FIAT PANDA | 13.201 | 0,8% | 15.874 | 0,7% | -16,8% | 37º |
POS. | MARCA | 2020 | % MERCADO 2020 | 2019 | % MERCADO 2019 | % VAR. 2020/2019 | POS. 2019 |
1º | RENAULT | 314.647 | 19,1% | 407.134 | 18,4% | -22,7% | 1º |
2º | PEUGEOT | 301.935 | 18,3% | 379.582 | 17,1% | -20,5% | 2º |
3º | CITROËN | 162.688 | 9,9% | 235.110 | 10,6% | -30,8% | 3º |
4º | VOLKSWAGEN | 97.784 | 5,9% | 149.105 | 6,7% | -34,4% | 4º |
5º | DACIA | 97.170 | 5,9% | 138.977 | 6,3% | -30,1% | 5º |
6º | TOYOTA | 89.727 | 5,4% | 101.730 | 4,6% | -11,8% | 6º |
7º | FORD | 55.219 | 3,3% | 78.838 | 3,6% | -30,0% | 7º |
8º | MERCEDES-BENZ | 52.570 | 3,2% | 70.214 | 3,2% | -25,1% | 9º |
9º | BMW | 45.478 | 2,8% | 58.751 | 2,7% | -22,6% | 11º |
10º | AUDI | 45.360 | 2,7% | 57.533 | 2,6% | -21,2% | 12º |
11º | OPEL | 43.801 | 2,7% | 66.901 | 3,0% | -34,5% | 10º |
12º | FIAT | 42.360 | 2,6% | 71.666 | 3,2% | -40,9% | 8º |
13º | KIA | 39.052 | 2,4% | 45.056 | 2,0% | -13,3% | 13º |
14º | HYUNDAI | 34.585 | 2,1% | 39.970 | 1,8% | -13,5% | 15º |
15º | NISSAN | 32.963 | 2,0% | 42.313 | 1,9% | -22,1% | 14º |
16º | SKODA | 29.875 | 1,8% | 36.498 | 1,6% | -18,1% | 17º |
17º | SEAT | 26.688 | 1,6% | 37.148 | 1,7% | -28,2% | 16º |
18º | DS | 22.182 | 1,3% | 26.845 | 1,2% | -17,4% | 20º |
19º | MINI | 21.881 | 1,3% | 27.158 | 1,2% | -19,4% | 19º |
20º | SUZUKI | 19.651 | 1,2% | 30.758 | 1,4% | -36,1% | 18º |
… | … | … | … | … | … | … | … |
TOTAL | 1.650.082 | 100,0% | 2.214.279 | 100,0% | -25,5% | … |
Fonte: CCFA / Autonews Europe