Chefão da MV Agusta não vê motos esportivas elétricas tão cedo.

Chefão da MV Agusta não vê motos esportivas elétricas tão cedo.

maio 11, 2021 Off Por motoractionbrasil
Para Timur Sardarov, serão precisos seis anos para que a marca consiga oferecer uma alternativa à bateria tão potente quanto suas atuais motos a combustão.

Em meio à febre de anúncios de motocicletas elétricas no mundo, Timur Sardarov, CEO da marca italiana MV Agusta, foi cético quando à adoção da tecnologia em motos esportivas.

Em entrevista ao site MCN, o executivo russo afirmou que a marca de motos de alto desempenho começará a estudar a propulsão elétrica no ano que vem com o objetivo de apresentar seu primeiro modelo a bateria em 2027.

Sardarov não minimizou a tendência, porém, acredita que as motos elétricas esportivas ainda estão longe de serem viáveis. “De acordo com nossa pesquisa, ainda estamos a pelo menos cinco a sete anos de lançar algo que faça sentido em termos de DNA de marca, desempenho, peso e densidade de potência”, explicou.

Para compensar o começo tardio, a MV Agusta conta com um amplo staff de engenheiros, “o maior da indústria”, garante Sardarov.

Em vez de uma moto elétrica, como sua rival Triumph, a MV Agusta promete um novo motor de três cilindros e 950cc para 2023. Ele equipará uma inédita moto aventureira da marca, disse seu presidente, que adianta que o modelo será apresentado no final do ano que vem.

Timur Sardarov, CEO da MV Agusta
Timur Sardarov, CEO da MV Agusta – Imagem Divulgação

Longe do Brasil

Fundada em 1945, a MV Agusta teve uma história atribulada desde os anos 80, passando a ser controlada por outros grupos, após a morte de seu criador. Na década passada, a marca chegou oficialmente ao Brasil, participando do Salão das Duas Rodas, mas deixou o mercado em 2016 quando a situação financeira se agravou.

Em 2017, a fabricante passou a contar com o fundo de investimentos russo COMSAR, ligado à indústria petrolífera e que assumiram o controle em 2019. Desde então busca se reerguer no mercado de motos de alto desempenho.