Lembra do Renault Mégane? Modelo virou um arrojado SUV elétrico.

Lembra do Renault Mégane? Modelo virou um arrojado SUV elétrico.

setembro 8, 2021 Off Por motoractionbrasil

Nova geração do Mégane vira uma referência dentro do portfólio da Renault.

Um dos modelos mais conhecidos da Renault, o Mégane conta com uma trajetória de 26 anos e soma quatro gerações no currículo. Aqui no Brasil, o modelo foi comercializado entre 1997 e 2010, inclusive com produção nacional.

Para celebrar toda essa história do modelo e sinalizar o que podemos esperar do futuro eletrificado da Renault, a marca promoveu uma verdadeira revolução para o modelo em sua mais nova geração.

Esqueça o sedã médio com o qual estávamos acostumados. O novo Mégane 2022 tornou-se um crossover baseado na nova plataforma CMF-EV e traz apenas propulsão elétrica a partir de agora.

O modelo conta com 4,21 m de comprimento e 2,70 m de entre-eixos, com altura de 1,50 m. Segundo a Renault, o projeto é amplamente beneficiado pela propulsão elétrica, a qual demanda muito menos espaço para a parte mecânica e permite liberar mais área útil para o conforto, espaço interno e conveniência dos passageiros.

Na lateral, destaque para as rodas de liga leve aro 20” e o perfil dinâmico, que remete a um cupê e traz esportividade ao conjunto.

Na parte interna, o conjunto de telas OpenR, que engloba o painel digital de 12,3” com a central multimídia de 12” para as versões mais caras do novo Mégane, é o grande diferencial do elétrico.

Em sua configuração topo de linha, o crossover conta com sistema de som Harman Kardon com potência total de 410 W.

Renault Mégane E-Tech Electric
Renault Mégane E-Tech Electric – Imagem Divulgação

Novo motor

O novo Mégane traz ainda uma nova geração de motor elétrico. Chamado EESM (Electrically Excited Synchronous Motor), o propulsor se destaca pelo fato de não utilizar metais raros em sua construção, o que reduz o impacto ambiental para sua produção, além de torná-lo mais barato. 

Compacto e pesando apenas 145 kg já com o sistema de transmissão, ele chega a ser 10% mais leve do que o propulsor presente no Renault Zoe e traz ganhos em potência e torque. 

A Renault vai oferecer o novo Mégane E-Tech em duas configurações. A primeira opção terá até 96 kW (130 cv) e 25,4 kgfm de torque, enquanto a variante de maior performance alcança 160 kW (217 cv) e 30,5 kgfm. 

De acordo com testes da Renault, o novo Mégane mais potente acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,4 segundos e a velocidade máxima é de 160 km/h. 

O modelo também terá duas configurações de baterias, uma com autonomia para 300 km e outra para 470 km.

Renault Mégane E-Tech Electric
Renault Mégane E-Tech Electric – Imagem Divulgação