Apostando forte no custo-benefício, Fiat Pulse parte de R$ 79.990,00.
outubro 20, 2021Primeiro SUV da Fiat desenvolvido no Brasil terá 5 catálogos distribuídos em 3 versões.
Fiat Pulse 2022 | Imagem: Divulgação
Como anunciado, a Fiat lança na noite desta terça-feira (19) o Pulse, primeiro SUV desenvolvido pela marca no Brasil.
Ao todo, o Fiat Pulse chegará ao mercado com 5 catálogos distribuídos em três versões, que podem receber o motor 1.3 Firefly ou o novo 1.0 turbo da família GSE.
As opções de câmbio contemplam as caixas manual de 5 marchas bem como a automática CVT, tipo de transmissão oferecida de maneira inédita pela Fiat no país e que deverá, em breve, figurar também na Strada.
Confira, abaixo, um resumo dos preços e versões:
Fiat Pulse Drive 1.3 manual – R$ 79.990,00
Principais itens de série: 4 airbags (2 frontais e 2 para tórax e cabeça), controles de tração e estabilidade com função TC+ (Electronic Locker), rodas de liga leve aro 16”, ar-condicionado automático digital, faróis com iluminação por LED, piloto automático, sensor de estacionamento, central multimídia com tela de 8,4”, alarme, direção elétrica, trio elétrico incluindo retrovisores externos com função tilt down, entre outros.
Fiat Pulse Drive 1.3 automático CVT – R$ 89.990,00
Principais itens de série: versão Drive manual + caixa automática CVT com 7 marchas simuladas, maçanetas externas na cor da carroceria, retrovisores externos na cor da carroceria, console central com apoio de braço, porta-copos, porta-celular e porta-objetos e modo Sport com botão de acionamento no volante. Opcionais: Pack Plus (R$ 4.300) – câmera de ré com linhas adaptativas, carregador de smartphones por indução, chave presencial, partida remota via chave e pintura bicolor. Pack Connect////Me (R$ 3.150) – Fiat Connect////Me, navegação embarcada e espelho retrovisor interno eletrocrômico.
Fiat Pulse Drive Turbo 200 automático CVT – R$ 98.990,00
Principais itens de série: versão Drive 1.3 automática + motorização Turbo 200 Flex. Opcionais: Pack Plus II (R$ 6.740) – rodas de liga leve aro 17″ escurecidas, bancos revestidos de couro, banco traseiro rebatível e bipartido (60/40), volante revestido em couro, paddle shifters, chave presencial, partida remota via chave, pintura bicolor. Pack Connect////Me (R$ 3.150) – Fiat Connect////Me, navegação embarcada e espelho retrovisor interno eletrocrômico.
Fiat Pulse Audace Turbo 200 automático CVT – R$ 107.990,00
Principais itens de série: versão Drive Turbo 200 automática + chave presencial, câmera de ré em alta definição com linhas adaptativas, carregador de smartphones por indução, volante com revestimento de couro, partida remota via chave, paddle shifters para trocas sequenciais de marchas no volante e pacote ADAS de assistentes de condução composto por frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança involuntária de faixa com correção ativa e comutação automática de farol alto. Opcionais: Pack Design (R$ 5.200) – roda de liga leve de 17 polegadas escurecida, bancos revestidos em couro, pintura bicolor. Pack Connect////Me (R$ 3.650) – Fiat Connect////Me, navegação embarcada e central multimídia com tela de 10,1”.
Fiat Pulse Impetus Turbo 200 automático CVT – R$ 115.990,00
Principais itens de série: versão Audace + central multimídia com tela de 10,1”, painel de instrumentos digital com tela de 7”, rodas de liga leve aro 17”, sensor de estacionamento dianteiro, teto bicolor, volante com regulagem de altura e profundidade, entre outros. Opcionais: Pack Connect////Me (R$ 2.650) – Fiat Connect////Me
Como a Fiat já havia antecipado, o novo motor da gama GSE fará do Pulse o 1.0 mais potente do país, com até 130 cv e 20,4 kgfm de torque disponíveis desde 1.750 rpm, considerando o uso de etanol.
Segundo a fabricante, com o 1.0 turbo sob o capô o Pulse será capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos e as médias de consumo ficam em 12 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada com gasolina.
A transmissão automática CVT será fornecida pela japonesa Aisin e, segundo a Fiat explicou, conta com calibração específica para o Pulse.
A caixa é capaz de simular 7 marchas e oferece opções de trocas sequenciais por meio de borboletas no volante. Há ainda o modo Sport, que “atua na direção, no controle de estabilidade, no mapeamento do acelerador e altera o tempo de resposta e de troca de marchas”, completa a Fiat.
Versões de entrada
Como ocorre em outros compactos da Fiat, o motor 1.3 Firefly segue com até 107 cv de potência a 6.250 rpm e 13,7 kgfm de torque a 4.000 rpm.
Em sua configuração de entrada com câmbio manual de 5 marchas, o Pulse Drive precisa de 11,7 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, enquanto as médias de consumo com gasolina ficam em 12,6 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada. O Pulse Drive 1.3 com transmissão CVT, por sua vez, cumpre a prova de aceleração em 11,4 segundos e as médias de consumo são de 12,9 e 14,3 km/l, respectivamente.
Ajuda da eletrônica
Entre suas credenciais para o uso off-road, figuram como atributos do Pulse o bom ângulo de entrada de 20,5°, além do vão livre em relação ao solo, que chega a 22,4 cm, com altura mínima de 19,6 cm. Na traseira, a suspensão elevada é auxiliada por um desenho especial para o para-choque, que ajuda o Pulse a oferecer um ângulo de saída de 31,4°.
A nova direção com assistência elétrica, por sua vez, faz com que o volante do Pulse tenha o menor esforço estacionário da categoria, além de um diâmetro de giro de 10,5 metros.
Uma das exclusividades do SUV reside no TC+, sistema também oferecido na Fiat Strada.
Ele auxilia o veículo a transitar em condições de baixa aderência e ajusta os parâmetros do controle de estabilidade para bloquear a roda sem aderência e transferir o torque para o outro lado, aumentando a capacidade do SUV para superar obstáculos. O TC+ conta ainda com o ABS Off-Road, que garante melhor frenagem em condições de baixa aderência em pisos como terra, barro e areia, destaca a Fiat.
Ligeiramente maior do que o Fiat Argo, o Pulse conta com 4,09 m de comprimento, 1,77 m de largura e 1,57 m de altura. O entre-eixos é de 2,53 m e o porta-malas da novidade oferece 370 litros de capacidade, entretanto usando o padrão de medição com líquido.