Esportivo Pulse Abarth está nos planos, mas ainda vai demorar.

Esportivo Pulse Abarth está nos planos, mas ainda vai demorar.

outubro 25, 2021 Off Por motoractionbrasil
Futura opção topo de linha do SUV deverá contar com motor 1.3 turbo sob o capô.
Projeção de Kleber Silva para o provável Pulse Abarth

Projeção de Kleber Silva para o provável Pulse Abarth | Imagem: Kleber Silva/KDesign AG

assunto surgiu no fim do mês passado e o AUTOO confirmou durante a estreia do Fiat Pulse que, de fato, a montadora italiana tem nos planos uma configuração de alto desempenho para o SUV recém-lançado.

O projeto de lançar por aqui o Pulse Abarth está confirmado, entretanto sua estreia ainda vai demorar por conta dos diferenciais que a concepção do produto exige. Logo, a introdução da novidade no mercado não deverá ocorrer antes de um e meio pelo menos, segundo apurou o AUTOO.

A grife Abarth não chega a ser tão desconhecida dos brasileiros, uma vez que já tivemos em nosso mercado modelos como o Fiat Stilo Abarth, apresentado no fim de 2008, além do 500 Abarth, importado ao Brasil em 2014.

A iniciativa da Fiat em implementar um catálogo Abarth para o Pulse tem ainda a missão de tornar mais conhecida sua divisão esportiva, a qual deverá servir de inspiração para outros produtos da marca em nossa região.

Receita

A receita do aguardado Pulse Abarth promete ser mais do que animadora, uma vez que ele deverá contemplar o uso do motor 1.3 GSE, já aplicado em modelos bem maiores da Stellantis no Brasil como é o caso do Jeep Compass e da Fiat Toro.

Com turbo e injeção direta, o 1.3 GSE entrega 185 cv e 27,5 kgfm nos modelos em que estreou neste ano, garantia de alto desempenho em um modelo do porte do Fiat Pulse. Tanto no Compass quanto na Toro, o propulsor trabalha apenas com a transmissão automática de 6 marchas.

Caso a Fiat queira conceder à versão Abarth um caráter ainda mais diferenciado, a empresa poderia realizar um pequeno ajuste de calibração para melhorar ainda mais os dados de potência e torque, caso isso não acarrete em um consumo elevado. 

Certamente podemos esperar ainda uma série de aprimoramentos nos conjuntos de direção, freios e suspensão do Pulse Abarth para reforçar seu apelo esportivo e adequá-lo aos padrões da divisão de alta performance.

No universo dos SUVs compactos vendidos por aqui, temos poucos modelos que investem em um nível de desempenho mais animador, como é o caso do VW T-Cross Highline com o 1.4 TSI (150 cv/25,5 kgfm) sob o capô, além de opções da Suzuki, como o S-Cross e o Vitara, nas versões movidas pelo 1.4 Boosterjet (146 cv/23,5 kgfm). Os modelos da marca japonesa ainda se diferenciam por aliar tração integral ao conjunto. 

Logo, iniciativas como a da Fiat ao contemplar uma versão apimentada para o Pulse são muito bem-vindas e elogiáveis. Vamos acompanhar de perto tudo o que envolve o projeto! 

Projeção de Kleber Silva para o provável Pulse Abarth
ProjProjeção de Kleber Silva para o provável Pulse Abarth
Imagem: Kleber Silva/KDesign AGeção de Kleber Silva para o provável Pulse Abarth