Quanto custa o carregamento de um carro elétrico no Brasil?
novembro 18, 2021Veja o custo da recarga doméstica de alguns modelos que já estão à venda no país.
Aos poucos, os carros elétricos vão se tornando mais presentes no Brasil e com isso também surgem dúvidas fundamentais, principalmente relacionadas à infraestrutura de carregamento e ao custo de recarga da bateria desses veículos.
De olho na expansão da mobilidade elétrica, a infraestrutura de carregamento para veículos elétricos vem crescendo com a instalação de eletropostos e pontos de carregamento públicos em rodovias, shoppings e locais de grande movimento, em iniciativas que na maioria das vezes envolvem as montadoras e as principais concessionárias de energia elétrica.
No entanto, muitos donos de carros elétricos farão a recarga de seus veículos em casa, seja apenas com o carregador portátil ligado à tomada ou com a instalação de um ponto de carregamento doméstico (wallbox).
E para tornar um pouco mais claro o quanto pode custar uma recarga doméstica, o InsideEVs Brasil fez um levantamento do custo médio de energia com alguns exemplos de aplicações entre os carros elétricos que já estão à venda no país.
Vale mencionar que há uma certa variação nos preços cobrados pela energia elétrica de acordo com o estado e a classe de consumo. Como referência, utilizamos a tarifa padrão praticada pela Enel em São Paulo (SP) e boa parte da região metropolitana. O perfil é de um consumidor residencial com consumo acima da faixa da tarifa social (consumo acima de 100 KW/mês), tomando por base o preço de R$ 1,10 por kWh (com taxas e encargos incluídos).
Modelo | Capacidade da bateria | Autonomia homologada | Custo médio da recarga | Custo médio por km rodado |
JAC e-JS1 | 30 kWh | 300 km (NEDC) | R$ 33,21 | R$ 0,11 |
Fiat 500e | 42 kWh | 320 km (WLTP) | R$ 46,50 | R$ 0,14 |
Renault Zoe | 52 kWh | 385 km (WLTP) | R$ 57,57 | R$ 0,15 |
Mini Cooper SE | 32 kWh | 234 km (WLTP) | R$ 35,43 | R$ 0,15 |
Chevrolet Bolt | 60 kWh | 416 km (WLTP) | R$ 66.43 | R$ 0,16 |
Peugeot 208 e-GT | 50 kWh | 340 km (WLTP) | R$ 55,36 | R$ 0,16 |
Nissan Leaf | 40 kWh | 270 km (WLTP) | R$ 44,28 | R$ 0,16 |
BMW i3 | 42 kWh | 285 km (WLTP) | R$ 46,50 | R$ 0,16 |
Audi e-tron | 77 kWh | 520 km (WLTP) | R$ 85,25 | R$ 0,16 |
Volvo XC40 elétrico | 78 kWh | 400 km (WLTP) | R$ 86,36 | R$ 0,21 |
Porsche Taycan 4S | 79 kWh | 407 km (WLTP) | R$ 87,47 | R$ 0,21 |
Como dissemos, os valores acima foram calculados com base na tarifa padrão, mas para quem aderiu à Tarifa Branca, por exemplo, onde a cobrança varia conforme o horário do consumo, o custo do carregamento ficará mais barato (até cerca de 30%) nos horários de baixa demanda de energia, da mesma forma que ficará mais caro na mesma proporção nos horários de pico.
*composição do preço por kWh: tarifa base + bandeira tarifária (escassez hídrica) + impostos e taxas de distribuição = aproximadamente: kWh (tarifa padrão com impostos): R$ 0,60048 + tarifa de distribuição: R$ 0,36476 + acréscimo bandeira tarifária: R$ 0,1420 = total: R$ 1,10724 – valores praticados em outubro de 2021 em São Paulo (SP) e que podem ser alterados a qualquer momento.