Otimista, Toyota pretende crescer 12% no Brasil em 2022.
fevereiro 10, 2022A Toyota espera fechar 2022 com um aumento de 12% em suas vendas. O otimismo da marca é por conta dos bons resultados de 2021 e pela confiança no seu portfólio de produtos atual.
No último ano, mesmo com a crise dos semicondutores atrapalhando a fabricação, a empresa conseguiu vender quase 175 mil unidades, sendo que 172 mil foram produzidas no Brasil. Esse número de vendas foi 26% superior ao de 2020.
A Toyota aponta três modelos como os principais responsáveis pelo crescimento no ano anterior.
A Hilux foi o veículo mais vendido da marca, com 45.884 unidades comercializadas. Em segundo lugar ficou o Corolla, que teve 41.900 unidades vendidas. Já o terceiro colocado foi o Corolla Cross, com 34.253 unidades vendidas em seus 10 primeiros meses de mercado.
Em relação aos veículos eletrificados, que é uma das principais bandeiras da Toyota, a marca contribuiu fortemente para o recorde de venda desses modelos no país em 2021. Das 30 mil unidades vendidas, quase 20 mil eram de modelos eletrificados da montadora japonesa.
Impostos
Por mais que a marca esteja otimista e feliz com os resultados no mercado brasileiro, há algumas críticas em relação ao sistema de tributação. Presidente da Toyota do Brasil, Rafael Chang enfatizou que a marca está comprometida com o país, mas que é preciso criar uma agenda de competitividade.
“Mesmo com um compromisso de longo prazo como o que temos no Brasil, tem sido cada vez mais difícil planejar o futuro e garantir nossa sustentabilidade. Por isso, uma agenda de competitividade se faz mais do que necessária para atrair novos investimentos e gerar mais emprego e renda, tão necessários ao País. Além disso, é mandatório que o Brasil corrija as distorções tributárias criadas no passado que tanto prejudicam a competição saudável entre as empresas”, afirmou o executivo.