”Commander indiano”: Jeep Meridian pode estrear opção diesel híbrida-leve.
fevereiro 16, 2022Irmão do modelo brasileiro pode ter opção eletrificadas logo na estreia no país asiático.
A Jeep revelou nesta semana seu primeiro teaser do Meridian, que nada mais é do que a versão para o mercado indiano do Commander.
Ao que tudo indica, a novidade deverá ser bastante parecida com o modelo produzido no Brasil, para não dizer idêntico.
No entanto, o Jeep Meridian indiano deverá estrear com um diferencial sob o capô que vale a pena ficarmos de olho.
Enquanto aqui no Brasil o Commander tem as opções 1.3 turbo flex de até 185 cv ou o 2.0 turbodiesel de 170 cv, para a Índia a Jeep escolheu para figurar sob o capô do Meridian somente a segunda opção.
Diesel eletrificado
Contudo, relata a imprensa local, é provável que o 2.0 turbodiesel ganhe o reforço de uma tecnologia ausente no Commander.
Segundo as apurações preliminares, o Meridian produzido na Índia poderá estrear um sistema híbrido-leve baseado em uma arquitetura elétrica de 48V tomando como base o propulsor 2.0 turbodiesel.
O conjunto poderá entregar uma potência total combinada na casa dos 200 cv, um aumento considerável em relação ao que observamos no Commander nacional, isso sem falar nos ganhos para redução do consumo.
Até o momento, inclusive por se tratar de um modelo recente, nenhuma notícia sobre qualquer evolução para o Commander nacional está no radar, porém é interessante nos atentarmos para o que o Meridian vai entregar no mercado asiático.
Fora a eventual eletrificação do conjunto mecânico diesel, o Meridian deverá seguir em grande parte o que já é observado no Commander brasileiro, como o bom nível de acabamento e a generosa lista de itens de tecnologia, conforto e assistentes de condução.
O design externo deve ser parecido com o Commander, exceto por algumas mudanças que podem ser feitas para adequar o SUV ao gosto do público indiano. Por enquanto não há uma data de lançamento para o Jeep Meridian, mas é certo de que ele fará sua estreia na Índia ainda em 2022.