Aviação na América Latina e Caribe a um passo de deixar a crise da pandemia para trás…

Aviação na América Latina e Caribe a um passo de deixar a crise da pandemia para trás…

fevereiro 17, 2022 Off Por motoractionbrasil

Um relatório publicado pelo Conselho Internacional de Aeroportos da América Latina e Caribe e Cirium revela que em janeiro o volume de assentos atingiu 84,33% em relação a 2019.


ACI América Latina-Caribe e Cirium entregam um valioso relatório mensal que a indústria de viagens e turismo pode usar para obter informações detalhadas sobre o nível de atividade. Na edição publicada há poucas horas, é detalhado que em janeiro de 2022 o total de assentos programados foi de 32.086.707, o volume de assentos em relação a 2019 foi de 84,33%, a média diária de assentos foi de 1.035.055, com atraso médio de voo de 30,67 minutos.

O total de assentos domésticos foi de 21.606.468, o total de assentos internacionais foi de 10.480.239 com 1.827 aeronaves em serviço, enquanto outros 434 permanecem no solo sem voar.

O relatório também revela a situação globalmente. O total de assentos programados foi de 306.144.828, o volume de assentos em relação a 2019 foi de 69,82% com média diária de 9.875.640 assentos e atraso médio de voo de 33,76 minutos.

No detalhamento desses números, o relatório revela que, globalmente, o número total de assentos domésticos foi de 
215.309.392, o número total de assentos internacionais foi de 90.835.436 com um total de 24.803 aeronaves em serviço e outras 6.998 em terra.

Fazendo o futuro
A previsão de assentos globais para fevereiro é de 315.613.985 e para março de 391.350.027.
A previsão de assentos na América Latina e Caribe para fevereiro é de 29.058.226 e para março de 34.281.522.

Obviamente, a recuperação gradual da aviação comercial depende das restrições que os estados vêm removendo.

Vale lembrar que no final de janeiro o Conselho Internacional de Aeroportos da América Latina e do Caribe (ACI-LAC) havia recomendado que os governos evitassem a reintrodução de medidas restritivas às viagens aéreas para não comprometer a recuperação da indústria aeronáutica. turismo.

Em 2021, o importante avanço na vacinação foi acompanhado pela eliminação de muitas das medidas restritivas às viagens aéreas em todos os países de nossa região, o que se traduziu em uma melhora progressiva na recuperação do tráfego aéreo. Enquanto em janeiro de 2021 o tráfego nos aeroportos da América Latina representava 45% do mesmo mês de 2019. Em novembro recuperou para 73%.

No entanto, o aparecimento da variante Omicron nas últimas semanas mostrou que nada deve ser dado como certo e que nosso caminho para a recuperação permanece frágil. Mas até que ponto precisamos revisar nossas expectativas dependerá principalmente de os governos tomarem ou não reações instintivas. Omicron está rapidamente se tornando a variante dominante na maioria dos países e, de acordo com o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC), as restrições de viagem são ineficazes do ponto de vista da saúde pública e muito prejudiciais econômica e socialmente.

Um estudo da Oxera e Edge Health sobre o impacto das restrições de viagem na disseminação de variantes no Reino Unido mostrou que as restrições de viagem são ineficazes na prevenção da disseminação de uma nova variante; eles só podem retardá-lo um pouco. Da mesma forma, este estudo mostra que os requisitos de testes adicionais implementados pelo governo do Reino Unido não tiveram efeito na prevenção da disseminação do Omicron e concluiu que, uma vez que uma variante esteja presente em um território, as restrições de viagem não servem para reduzir sua transmissão.

Os países devem continuar a aplicar uma abordagem baseada em evidências e riscos ao implementar medidas de viagem. Além disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) não apoia o restabelecimento da proibição de viajar. As restrições gerais de viagem não impedirão a propagação internacional e colocarão um fardo pesado nas vidas e nos meios de subsistência. Além disso, todos os países devem garantir que as medidas sejam periodicamente revisadas e atualizadas à medida que novas evidências sobre as características epidemiológicas e clínicas do Omicron ou qualquer outra variante se tornem disponíveis.

Segundo o Dr. Rafael Echevarne, Diretor Geral da ACI-LAC, “o transporte aéreo provou ser um ambiente seguro, pois os aeroportos latino-americanos têm sido muito responsáveis ​​na implementação de todas as medidas recomendadas pelos organismos internacionais para prevenir o contágio. A melhor forma de combater a COVID-19, incluindo todas as suas variantes, é por meio da vacinação da população, uso adequado de máscaras e protocolos de limpeza. O transporte aéreo é essencial para o desenvolvimento econômico e social de nossos países; Não podemos comprometer todo o importante trabalho de recuperação que fizemos no ano passado.”