Honda Dax 125 ‘salsichinha’, inspirada na raça dachshund, está de volta.
março 14, 2022Enquanto a nova geração da Hornet não chega, empresa revive mais um sucesso do passado com a simpática e diminuta moto.
Moto ou cão? Essa é a Honda Dax 125 | Imagem: Honda
A nova Honda Dax 125 foi anunciada nesta segunda-feira (14), no Japão e na Europa, revivendo mais um sucesso da empresa do passado. Na onda do que já vimos com Yamaha Ténéré 700 ou a Honda Africa Twin, é costume das empresas reviver modelos que já estiveram em alta em décadas passadas.
Para 2022, um dos retornos mais aguardados é o da nova geração da Hornet, que teve um esboço apresentado no Salão de Milão (EICMA) de 2021. No caso da Dax, que traz o prefixo ST 125, as expectativas são menores (literalmente). Seguindo uma base vista em modelos compactos, como Honda Grom ou MSX 125 (dependendo do país), é o tipo de moto que se encaixa no conceito Monkey, famosa linha da Honda.
Por conta de seu formato, que lembra o de um pequeno cão, ela é associada aos cachorros da raça “dachsund”, popularmente conhecidos como “salsichinha” no Brasil.
Com chassi diminuto e rodas de 12 polegadas, a Dax pode parecer até um brinquedo; mas não se engane. É uma moto de verdade, precisa ser emplacada e exige habilitação do condutor. Nesta nova geração, o modelo recebeu o motor de 125 cc atual da Honda, já visto na MSX 125 e outros modelos.
A Dax foi vendida anteriormente pela Honda entre 1969 e 2003, quando foi descontinuada. Em sua fase anterior, a Dax era dobrável e podia ser levada dentro de um carro, mas a fabricante japonesa parece ter abandonado a ideia – ao menos por enquanto.
Além de voltar a gama da Honda na Europa, após 41 anos fora de linha por lá, a nova Dax 125 estará no próximo Salão de Osaka, a partir de 19 de março, no Japão. Apesar de a Dax ser um modelo cativante, as chances de vir ao Brasil são pequenas, mesmo a MSX 125, com um roupagem mais moderna, nunca chegou ao mercado nacional.