Menu

Chevrolet Camaro encerra produção oficialmente nos Estados Unidos

Última unidade do muscle car é uma versão ZL1 LE com câmbio manual

Chevrolet Camaro ZL1 Collector's Edition 2024

O Chevrolet Camaro está oficialmente morto. O Camaro final, um ZL1 1LE com transmissão manual, saiu da linha de montagem em Michigan (EUA) no início desta semana, confirmou a Chevrolet ao Motor1.com. A marca ainda não divulgou nenhuma foto do Camaro final, e um porta-voz não comentou se a empresa planejava manter o veículo ou vender o modelo a um cliente.

“O Camaro é um produto de paixão”, disse um porta-voz da Chevrolet em um comunicado. “Ele desenvolveu uma base de fãs em todo o mundo e trouxe pessoas para as concessionárias Chevrolet por gerações. A sexta geração representou especificamente o atletismo e a compostura – exalando confiança na estrada e domínio na pista.”

Já sabíamos que a Chevrolet estava aposentando o Camaro após o ano/modelo 2024. A fabricante anunciou a decisão em março e, antes disso, havia rumores sobre o fim do veículo. Como despedida, a Chevrolet apresentou o Collector’s Edition nos EUA, que incluía uma produção de 350 unidades do ZL1 com pintura Panther Black Matte e um emblema de volante serializado. No Brasil, a mesma ideia foi aplicada para o Camaro Collection, porém baseado na versão SS e com 125 unidades.Chevrolet Camaro ZL1 Garage 56 Edition 2024

Em novembro, a Chevolet construiu o último motor LT4 V8 supercharged para o Camaro ZL1 em Bowling Green, Kentucky. Esse foi um sinal claro de que o fim do Camaro estava próximo.

Essa é a segunda vez que a Chevrolet acaba com o Camaro sem um sucessor à vista. A primeira série durou quatro gerações, de 1967 a 2002. O modelo retornou em 2010 para mais duas iterações.

O Camaro 2024 não teve um ano muito ruim em termos de vendas, ao menos nos Estados Unidos. A Ford e a Dodge venderam mais Mustangs e Challengers, respectivamente. No entanto, a Chevrolet vendeu 24.688 exemplares de seu carro-pônei até o terceiro trimestre – um ganho de 28,7% em relação ao mesmo período de 2022.

A situação é bem diferente no Brasil. Este ano, o Camaro emplacou somente 44 unidades desde janeiro, enquanto o Ford Mustang, seu principal rival no país, contabiliza 355 unidades registradas.

Embora o nome Camaro esteja desaparecendo, ele supostamente não está morto para sempre. Ao anunciar a aposentadoria do modelo, o vice-presidente global da Chevrolet, Scott Bell, disse: “Embora não estejamos anunciando um sucessor imediato hoje, fique tranquilo, este não é o fim da história do Camaro.” Considerando que o futuro da GM é produzir somente carros elétricos, o esportivo deve retornar usando baterias ao invés de gasolina para se mover.

Fonte: via American Cars And Racing