Menu

Toyota: furgão com motor de Hilux chega em 2024 para brigar com Ducato.

Fabricante está terminando de cotar as peças para produção na Argentina.

Toyota Hiace

A Toyota está se preparando para produzir um terceiro veículo na Argentina e quem confirma isso é Daniel Scioli, Ministro de Produção do país vizinho – o político já revelou diversas informações antes da hora, como a volta do terceiro turno da fábrica japonesa em Zárate. E este terceiro modelo, ao que tudo indica, será a van Hiace, rival da Fiat Ducato e Ford Transit.

Não é de hoje que ouvimos falar sobre a Toyota Hiace ser produzida na Argentina. É um projeto bem antigo, com relatos desde 2015 e que ganhou força em 2019, quando a van chegou importada ao país. Em 2021, a própria fabricante confirmou o projeto, através do diretor de vendas e marketing da operação da Toyota Argentina, Ignacio Limpenny, que citou o problema de pagar 35% de imposto aduaneiro nas unidades importadas.

De acordo com o jornal Ámbito Financiero, a matriz da Toyota teria colocado uma meta de produzir 200 mil unidades por ano na Argentina a partir de 2024. A fabricante está próxima deste objetivo, pois o terceiro turno para montar Hilux e SW4 permite que chegue a 180 mil unidades por ano. Adicionar a Hiace seria uma forma de conseguir este número de produção anual.

A publicação ainda diz que a Toyota está fazendo uma segunda rodada de confirmação do orçamento de peças com sua rede de fornecedores e planeja ampliar a capacidade de produção do complexo em Zárate. O plano seria produzir a Hiace na versão furgão e de passageiros, com cerca de 4 mil unidades fabricadas por ano. Fontes do Ámbito Financiero ligadas à Toyota e aos fornecedores dizem que o projeto foi aprovado, inclusive pela matriz, e que a meta é iniciar a produção entre 2023 e 2024.

Toyota Hiace

A Hiace é um passo natural por compartilhar diversas peças com a Hilux e o SW4, não só de acabamento como até mesmo mecânicos. O furgão é vendido na Ásia com motor 2.8 turbodiesel de 204 cv e transmissão automática de 6 marchas, o mesmo conjunto que equipa a picape média e o SUV.

Com uma produção na Argentina, a Toyota Hiace ganha muitas chances de vir ao Brasil, aproveitando que o segmento de comerciais leves está em crescimento. A Ford lançou a Transit recentemente, a Stellantis conta com a Fiat Ducato, Citroën Jumper e Peugeot Boxer, a Renault vende a Master e a Mercedes-Benz segue com a Sprinter nas lojas.