Kibon inaugura frota elétrica de veículos
maio 29, 2023Marca de sorvetes contará com veículos elétricos de energia 100% limpa.
A Kibon, marca comandada pela Unilever, começou a investir em mudanças nas suas operações logísticas, iniciando a substituição progressiva da sua frota de caminhões para veículos de energia limpa, atingindo as rotas metropolitanas de todos os seus centros de distribuição até 2026.
A empresa tem trabalhado com o objetivo de reduzir 40% de sua emissão de CO² até 2030 e de zerar, até 2039, a pegada de carbono dos produtos, desde a aquisição das matérias-primas até o ponto de venda. Para Kibon, com a implementação de veículos elétricos em sua frota nos próximos três anos – iniciando com a substituição de 20 veículos a combustão por elétricos já em 2023 – a marca prevê a redução de cerca de 30% de suas emissões de CO².
“Temos o compromisso público e global de impacto ambiental positivo, promovendo diversas iniciativas, programas e operações ‘verdes’ nas nossas marcas. 98% das emissões de CO² em nossa logística são provenientes do transporte, por isso Kibon intensificou a presença de veículos elétricos em substituição de veículos a combustão. A ampliação gradual de veículos elétricos é parte de um ecossistema de ações sustentáveis. Essa renovação manterá a excelência de Kibon também na área logística reconhecida de maneira mais sustentável”, explica Luiz Henrique Dente, Líder de Sorvetes da Unilever Brasil.
Mudança gradual
O primeiro Centro de Distribuição (CD) Kibon a receber as versões de carros elétricos é o de Taboão da Serra, que passa a ter 5 veículos de energia 100% limpa na frota, e outros 15 devem ser incorporados nas frotas de CDs do país até o fim do ano. O objetivo é que, em 2026, todos os Centros de Distribuição da marca de todo o país tenham veículos elétricos em suas frotas, além de unidades para carregar os automóveis, que têm autonomia de até 250 km com carga total.
“Toda mudança sustentável é um processo que precisa de tempo e empenho, e nós estamos comprometidos com essa iniciativa. Para vocês terem uma ideia, a implementação de 20 veículos elétricos já equivale à preservação de 12.725 árvores. É mais um avanço no sentido da descarbonização, que faz parte da nossa agenda ESG – que permeia todo o modelo de negócio da Unilever –, pois sabemos que para atingir nosso propósito de tornar a sustentabilidade parte do dia a dia em toda a cadeia, precisamos estar verdadeiramente preparados para o futuro: nos tornando cada vez mais rápidos e flexíveis para nos anteciparmos às mudanças que estão moldando a indústria”, afirma Suelma Rosa, Head de Reputação e Assuntos Corporativos para América Latina e Brasil da Unilever.
Por: Redação